Torcedores do Atlético de Madrid repetiram cânticos racistas contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, neste domingo (18). Os Colchoneros se aglomeram há horas nas dependências do estádio Wanda Metropolitano, casa do Atleti, onde os clubes farão o clássico da capital às 16h.
“Eres un mono. Vinícius eres un mono”, cantavam os torcedores do Atlético. Em tradução livre, eles repetiam que o atacante brasileiro "é um macaco”, com inspiração nas falas do presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo.
Na quinta-feira (15), ele participava do programa “El Chiringuito”, um dos principais na Espanha, quando afirmou que Vinícius Júnior deveria respeitar os adversários e
“Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil, aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer o macaquice”, afirmou Bravo, que rapidamente foi repreendido não apenas nas redes sociais, mas também no próprio estúdio do programa.
Depois disso, o jogador recebeu apoio de diversos times mundo afora, e de praticamente todos os companheiros de Seleção Brasileira. Em instantes, a hashtag #BailaViniJr se tornou viral, com pedidos para o jovem brasileiro comemorar dançando se marcar no clássico.