Ouvindo...

Um ano sem Silvio Santos: relembre a causa da morte do apresentador

Silvio Santos morreu aos 93 anos; apresentador foi um dos principais nomes da televisão brasileira

Silvio Santos fundou o SBT em 1981

A morte de Silvio Santos (1930-2024), um dos principais nomes da televisão brasileira, completa um ano neste domingo (17). O apresentador e empresário, fundador do SBT, morreu aos 93 anos, às 04h08, no Einstein Hospital Israelita, onde passou seus 17 últimos dias de vida internado.

“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”, escreveu o SBT, criado por Silvio em 1981.

“Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações”, acrescentou o canal na época.

Relembre a causa da morte

Após o anúncio do falecimento, o hospital revelou por meio de nota que o apresentador morreu em “decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”.

A doença é uma inflamação que atinge os pulmões, como os brônquios e os alvéolos, em que parte do órgão ou ele todo pode ser acometido.

A doença pode ser causada por um vírus, um fungo ou uma bactéria. Além disso, por doenças, como Covid-19 e H1N1. A última foi tratada por Silvio semanas antes de sua morte.

O diagnóstico da broncopneumonia é descoberto a partir de exames como raio-X de tórax ou uma broncoscopia. Entre os sintomas estão tosse, febre alta, falta de ar, suor, calafrios e dificuldade para respirar.

Já o tratamento inclui uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos, caso seja causada por uma bactéria. Em casos mais graves, a internação é necessária.

Com sua morte, Silvio Santos deixou a esposa Iris Abravanel e seis filhas: Cíntia Abravanel (do relacionamento com a ex-mulher Cidinha), Silvia, Daniela Beyruti, Patrícia, Rebeca e Renata.

Quem foi Silvio Santos?

Senor Abravanel - que mais tarde se tornou Silvio Santos - nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Ele já foi dono de banco, pré-candidato à presidência da República (1989) e ficou mais de 60 anos trabalhando na TV.

Foi nas ruas do Rio que Silvio demonstrou seu talento para comunicação e habilidade com o público. Devido à voz marcante, ele recebeu um convite para ser locutor, no entanto, não ficou por muito tempo na profissão. Afinal, ser camelô era mais vantajoso profissionalmente.

Em 1958, Silvio adquiriu o Baú da Felicidade, que antes pertencia ao radialista Manoel de Nóbrega. Para quem não se lembra, o cliente precisava pagar um carnê mensal e, no fim do ano, recebia uma caixa de brinquedos.

O negócio do apresentador cresceu e ele criou lojas onde os próprios clientes poderiam ir lá trocar o dinheiro investido por itens que estivessem disponíveis, incluindo eletrodomésticos.

Em 1961, Silvio fez sua primeira aparição na televisão. Com cerca de 30 anos estreou na TV Paulista no programa “Vamos Brincar de Forca” - visionário, ele aproveitava o espaço para divulgar o Baú da Felicidade.

Pouco depois, além de brinquedos e eletrodomésticos, Silvio começou a incluir carros e casas entre os prêmios de pagantes do Baú da Felicidade.

Depois, Silvio criou o Baú Financeira e a Liderança da Capitalização - este último comercializava a Tele Sena, que é vendida até os dias atuais.

Além disso, Silvio trabalhou na TV Globo - onde deu início ao Programa Silvio Santos, que completou 60 anos em junho. Porém, por não conseguir ser acionista do grupo, decidiu sair da emissora. Ele ainda trabalhou na TV Tupi e Record TV - nesta última foi dono de 50% das ações da filial em São Paulo.

Em agosto de 1981, o apresentador assinou a concessão do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, dando início a história da emissora.

E, não parou por aí. Em 2006, o dono do SBT criou a empresa de cosméticos “Jequiti” e, no ano seguinte, lançou o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, no litoral de São Paulo, com apartamentos luxuosos.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.