Ouvindo...

Quem era a cantora Sol, rival de Gretchen na década de 80 que morreu aos 69 anos

Cantora Sol foi encontrada morta nesse sábado (12), em São Paulo

Atualmente, Sol fazia apresentações em eventos beneficentes

Sucesso na década de 80 e apontada como rival de Gretchen, a cantora Sol, de 69 anos, foi encontrada morta nesse sábado (12).

Nascida em Santa Catarina, Sandra do Valle Reis, mais conhecida como Sol, começou a carreira aos 7 anos. Ela era filha da atriz Jauma Aparecida do Vale Reis e do astrólogo Josebel Ribeiro Reis.

Aos 14 anos, fugiu para o Rio de Janeiro com o marido com a intenção de crescer como cantora. Aos 16, o single “Meu Gatinho (1981)” explodiu e alavancou sua carreira, o que a levou para programas de TV, como “Clube do Bolinha” e “Programa Silvio Santos”. Nesta época, ela era apontada como “rival” de Gretchen.

Sol chegou a ser formar em Direito, mas não seguiu carreira.

Nos anos 90, ela, que já estava separada, se mudou para o Japão, onde residiu por 10 anos e conheceu seu segundo marido. No entanto, após o fim do casamento, ela voltou a morar no Brasil, onde seguiu até então.

Depois, nos anos 2000, Sol sofreu um grave acidente de carro em Joinville, em Santa Catarina, e ficou 12 dias em coma. À época, o cantor Sérgio Reis custeou a transferência dela para São Paulo.

Desde 2016, a artista enfrentava dificuldades financeiras. À época, ela chegou a ser despejada do apartamento em que residia no Morumbi.

Em 2022, devido à biografia “Gretchen: Uma Biografia Quase Não Autorizada”, Sol entrou na Justiça contra a cantora e os autores Fábio Fabrício Fabretti e Gerson Couto. Ela alegou ter sido mencionada de forma pejorativa, citando, como exemplo, “Barbie put*”.

Mesmo longe da TV, Sol seguia se apresentando em eventos beneficentes.

Morte

Sol estava em sua casa, que fica em Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, quando foi achada sem vida.

À revista Quem, Vitória Cury, amiga da cantora e filha de Bolinha, contou que ela foi “encontrada sem vida por um casal de amigos por volta do meio-dia”.

Logo depois, o corpo dela foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Ainda não se sabe a causa da morte.

A cantora será velada a partir das 11h desta segunda-feira (14), no Cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste paulista. Para a cerimônia, amigos arrecadaram dinheiro por meio de uma vaquinha, visto que ela passava dificuldades financeiras.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.