Sucesso em 1999 e início dos anos 2000,
A trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, traz os atores
Terra Nostra vai ao ar no Edição Especial, logo após o Jornal Hoje, a partir das 14h45. Já os capítulos finais de História de Amor serão exibidos na sequência, por volta das 15h15.
Terra Nostra estreia nesta semana: relembre atores que já morreram Terra Nostra: Nicolas Prattes estreou em novela como filho de Ana Paula Arósio Terra Nostra: personagem que morreu de soluço já foi preso por crime grave
Terra Nostra
Terra Nostra (1999) tem como pano de fundo a saga da imigração italiana no final do século XIX e seus efeitos na formação da sociedade brasileira nas décadas seguintes.
Ambientada em São Paulo, a obra narra essa história a partir do romance entre um jovem casal de italianos, Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio).
“Tudo começa em 1894, quando milhares de camponeses italianos fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa para tentar a sorte em terras brasileiras. Entre os imigrantes está o casal Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes), acompanhados da filha, a romântica Giuliana (Ana Paula Arósio)”, destaca a Globo.
“A bordo do navio em que viajam, a jovem conhece Matteo (Thiago Lacerda), um empreendedor cheio de esperança na nova vida que o aguarda, e os dois se apaixonam perdidamente. Após a morte dos pais de Giuliana durante o trajeto, os dois se tornam o único apoio um do outro e decidem enfrentar juntos o futuro incerto, mas se perdem no desembarque, seguindo caminhos diferentes”, acrescenta.
Após a chegar ao Brasil, “Matteo consegue emprego na colheita de café da fazenda do coronel Gumercindo (Antônio Fagundes), no interior de São Paulo, mas logo entra em conflito com o patrão. Contrariando o fazendeiro, ele se torna porta-voz dos trabalhadores rurais e lidera reivindicações por melhores condições de trabalho. O jovem italiano, contudo, conquista a confiança do coronel ao aceitar se casar com sua filha mais velha, Rosana (Carolina Kasting), apesar de nunca ter esquecido seu grande amor, Giuliana.”
Por outro lado, Giuliana é “acolhida pela família de Francesco Maglianno (Raul Cortez), imigrante italiano amigo de seus pais, que prosperou no Brasil com muito trabalho e perseverança, tornando-se uma referência na comunidade italiana. Na mansão da família, na capital paulista, o filho bon vivant do patriarca, Marco Antônio (Marcello Antony), se apaixona por Giuliana, embora seja rejeitado por ela, que permanece decidida a reencontrar Matteo. Quando Francesco, que havia prometido ajudá-la a encontrar o amado, finalmente o localiza, ele já está casado com Rosana. Decepcionada, Giuliana decide reconstruir sua vida e aceita se casar com Marco Antônio.”