A categoria de
A vitória de Chazelle não marcou apenas a sua carreira, mas superou também o recorde que ficou intocado por mais de 85 anos. Antes de Damien, o diretor mais jovem a vencer era Norman Taurog, pelo filme Skippy. Na época, Norman tinha 32 anos e 260 dias.
Chazelle venceu em uma das noites mais memoráveis e caóticas da história do Oscar. A 89ª cerimônia ficou gravada na mente coletiva depois do erro ocorrido durante a entrega da categoria de Melhor Filme. Na ocasião, anunciaram erroneamente ‘La La Land” como vencedor, antes de corrigirem para “Moonlight: Sob a Luz do Luar”. Mesmo com o erro, a vitória de Chazelle foi incontestável.
La La Land: Cantando Estações
O filme que garantiu o prêmio a Damien Chazelle é uma carta de amor aos musicais clássicos de Hollywood e ao jazz. O enredo acompanha Sebastian, interpretado por Ryan Goslin, um pianista de jazz purista que sonha em abrir seu próprio clube, e Mia, feita por Emma Stone, uma aspirante a atriz que trabalha como barista nos estúdios da Warner Bros. Os dois se encontram em meio ao trânsito de Los Angeles e, após uma série de coincidências, iniciam um romance intenso.
A narrativa explora o conflito entre a ambição artística e os relacionamentos pessoais. À medida que o sucesso começa a surgir para ambos, Mia com uma peça autoral e Sebastian com uma banda comercial que ele despreza, o casal precisa enfrentar as escolhas difíceis que podem separá-los. A direção precisa de Chazelle, que mesclou nostalgia com técnicas modernas de filmagem, foi o fator decisivo para a Academia premiar sua juventude e visão técnica.
Curiosidades sobre o recorde
Apesar de a idade média dos vencedores de Melhor Direção ser entre 40 e 50 anos, essa não é a única estatística interessante sobre o recorde quebrado. Quando Damien Chazelle venceu, ele era apenas 222 dias mais novo que Norman Taurog.
Antes de vencer o Oscar, o diretor também fez história no Globo de Ouro. O diretor quebrou o recorde após vencer todas as sete categorias em que La La Land foi indicado.
Apesar de ter sido o mais jovem a vencer, quem detém o recorde de mais jovem a ser indicado é o diretor Jonh Singleton, que foi nomeado aos 24 anos, em 1992, pelo filme “Os Donos da Rua”.