Ouvindo...

O que são microdramas, aposta da Globo para atrair público que curte novelas verticais

TV Globo já anunciou o lançamento de dois microdramas para este ano, protagonizados por Jade Picon e Gustavo Mioto

Microdrama é um formato de novela com episódios curtos e verticais voltados para o consumo em dispositivos móveis

A Globo anunciou o lançamento de dois microdramas, formato de novela com episódios curtos e verticais voltados para o consumo em dispositivos móveis, ainda para este ano. A novidade faz parte de uma estratégia de inovação da empresa, com o objetivo de expandir o universo criativo da TV para o ambiente digital.

Os conteúdos serão abertos nas redes sociais da TV Globo, com modelos pagos no Globoplay. O primeiro projeto será ‘Tudo Por uma Segunda Chance’, produzido pelos Estúdios Globo e protagonizado por Jade Picon.

Leia também

O que são microdramas?

Os microdramas são uma espécie de novela com episódios curtos que duram de 1 a 3 minutos. Diferentemente das novelas tradicionais, esse conteúdo é feito na vertical, para facilitar e melhorar o consumo em celulares e outros dispositivos móveis.

O formato também é conhecido como duanju e surgiu na China, por volta de 2018. Por causa do tempo curto, o ritmo dos episódios são mais acelerados, prendendo o público.

A primeira produção do gênero no Brasil foi ‘A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário’, com ex-atores da Globo. O microdrama foi exibido no ReelShort, aplicativo focado apenas em novelas verticais, e se tornou a novela mais assistida da plataforma.

Como serão os microdramas da Globo?

A trama de ‘Tudo Por Uma Segunda Chance’ conta a história do jovem empresário Lucas Trajano, herdeiro de uma das maiores fortunas de São Paulo, que está prestes a se casar com a doce designer Paula Magalhães. O relacionamento deles desperta a inveja da ardilosa Soraia, amiga de infância dos dois, que nutre uma paixão secreta por Lucas e está disposta a tudo para conquistar seu coração e sua herança.

O microdrama terá uma lógica de publicação nas redes sociais da TV globo integrada à novela das sete, ‘Dona de Mim’, na qual personagens acompanharão os episódios, enquanto o público poderá assisti-los nas redes sociais. Serão 50 episódios de 2 a 3 minutos.

O outro lançamento do gênero ficará disponível no Globoplay e será intitulado de ‘Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário’. O microdrama é produzido pela Formata e protagonizado pelo cantor sertanejo Gustavo Mioto. Na história, Cindy (Maya Aniceto) é uma talentosa cantora e mãe solo, que se apaixona por Diego (Gustavo Mioto), um misterioso milionário que finge ser músico e pobre para conquistá-la. O microdrama terá seus primeiros episódios disponibilizados gratuitamente para todos os usuários logados no Globoplay e no YouTube, e os demais estarão no Globoplay para assinantes – inicialmente apenas para consumo mobile. Serão 50 episódios com duração máxima de 2 minutos.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.