Mara Pinheiro,
“A gente sabia que este dia ia chegar, mas quando chega dói. A alopecia é um dos mais conhecidos efeitos colaterais de quem está em tratamento contra alguns tipos de câncer. Às vezes acontece nas primeiras doses de medicação. Outras vezes, demora um pouco. Aqui levou um tempinho”, iniciou ela.
No decorrer do texto, ela relembrou momentos carinhosos com o pequeno: “Enquanto os cachinhos que tanto amo estavam intactos, continuei cuidando, arrumando e aproveitando todas as oportunidades pra afundar meu rosto nas mechas perfumadas que só o cabelo de um filho tem”.
“Aí, um dia a gente acorda e naquele cafuné de todas as manhãs, os dedos voltam com os cachos. O coração acelera e as lágrimas são inevitáveis. A gente disfarça, claro! Quem já passou por esse momento sabe o impacto que ele tem”, relatou.
A comunicadora também refletiu sobre a queda dos fios do filho. “Agora mudamos de fase. A doença está escancarada na pele e no espelho. ‘Ah, mas é só cabelo’, alguns podem dizer. ‘Vai crescer!’ Sim, sabemos disso. Só que esta imagem é forte. Ela é o atestado nu e cru do que estamos atravessando. O lembrete diário da nossa vulnerabilidade e ao mesmo tempo, pela fé, o lembrete também da nossa força. Quase um anúncio gritando: ‘Ei você, coragem!’”, escreveu.
- Veja o vídeo
aqui !
A jornalista relatou que tem explicado a situação delicada ao filho de forma lúdica: “Pra deixar a situação mais leve vimos um filme onde o protagonista é um menino sem cabelo que tem poderes especiais: O Último Mestre do Ar. Júnior curtiu!”
Por fim, ela falou sobre o estado de saúde do menino. “E assim essa transformação tão marcante, vai sendo ressignificada. Ela faz parte do caminho da cura e nada vai nos desviar dele. É a cena do recomeço. Pro Hércules e pra nós. Está tudo bem, gente!”
Diagnóstico
O diagnóstico de Júnior, fruto do casamento da comunicadora com o policial militar Hercules Freitas, foi divulgado pelo casal no dia 18 de junho. Na época, a apresentadora do MG2, da Globo, contou que a descoberta surgiu por meio de exames de rotina.
“Foi um verdadeiro choque. Essa criança assintomática, ativa, esse menino que come bem, que pratica esportes, extremamente alegre, feliz, carismático, foi diagnosticado com leucemia”, disse ela.
Pinheiro relatou que ficou desacreditada quando recebeu a confirmação médica, após o exame mielograma. “A gente ficou sem saber o que estava acontecendo. Era como se fosse um pesadelo, que a gente fosse acordar, que fosse mentira. E eu confesso pra vocês que eu fiquei no chão, sem rumo, desesperada”, disse.
Emocionada, a jornalista explicou que Júnior foi “imediatamente internado” para iniciar o protocolo de quimioterapia. Ela também revelou como explicou a situação ao pequeno.
“Ele quando estava internado era um exemplo de resiliência, de alegria. A gente falou pra ele que estávamos combatendo o ‘bichinho ruim’ do sangue, e em momento nenhum ele reclamou de nada”, frisou Mara.
Em julho, Pinheiro comemorou o sucesso da primeira fase do tratamento do filho contra a doença: “Terminamos a primeira fase com louvor, graças a Deus, e a segunda foi adiada um pouquinho, enfim, entramos nela”.