Há exatos três anos, um dos principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB) deixava saudades para uma legião de fãs. Era 9 de novembro de 2022, quando a
Três anos após sua partida, Gal Costa permanece como uma das figuras mais influentes da música nacional. Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, a artista se consagrou como uma referência estética e vocal, atravessou movimentos culturais, renovou repertórios e consolidou um legado que segue na memória afetiva do público.
Nascida em Salvador, na Bahia, em 1945, Maria da Graça Costa Penna Burgos
iniciou sua carreira nos anos 60, convivendo com uma geração de ouro que incluía
Com sua voz marcante, Gal subiu aos palcos com canções que marcaram a geração, entre elas “Baby”, “Meu Nome é Gal”, “Força Estranha”, “Pérola Negra” e “Chuva de Prata”. Além do talento vocal, a cantora era notada pela presença de palco que combinava experimentação, sensualidade e sofisticação em um espetáculo artístico.
Mesmo após sua morte, a “musa da Tropicália” segue sendo celebrada não apenas como cantora, mas como símbolo de resistência artística, liberdade criativa e coragem estética. Atualmente, ela é referência para os novos nomes da música, que surgem no decorrer dos anos, entre eles,
Relembre a morte de Gal Costa
Gal Costa morreu aos 77 anos na manhã do dia 9 de novembro de 2022. A cantora se apresentaria no festival Primavera Sound, em São Paulo, que aconteceria no último fim de semana. A morte foi confirmada pela própria assessoria de imprensa da artista, no entanto, as causas não foram informadas.
A cantora, que tem uma das vozes mais marcantes da Música Popular Nrasileira, passou por uma cirurgia de retirada de nódulo na fossa nasal direita no mês de setembro. Por isso, a apresentação foi cancelada. Ela ficaria afastada dos palcos até o fim de novembro.
A