Ouvindo...

Francisco Cuoco morreu sem realizar desejo: ‘Fazendo novamente’

Nos últimos anos, Cuoco esteve afastado dos holofotes por questões de saúde

Francisco Cuoco morreu aos 91 anos ontem (19)

O ator Francisco Cuoco, importante nome da dramaturgia brasileira, faleceu nessa quinta-feira (19) aos 91 anos. Ele estava internado há cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Ao longo de quase sete décadas de trabalho nos palcos e telas, o ator participou de várias novelas e peças. Nos últimos anos, Cuoco esteve afastado dos holofotes por questões de saúde.

Leia também

Recentemente, em entrevista ao programa Conversa com Bial, Francisco Cuoco expressou um desejo: o de voltar às novelas. “Gostaria de, em algum momento, estar fazendo novela novamente. Acho que ainda tenho vigor para isso”, afirmou.

Relembre carreira

De acordo com a irmã de Francisco Cuoco, Grécia, o artista sofria complicações de saúde pela idade e por um ferimento infeccionado.

Com quase 70 anos de carreira, o ator ficou conhecido com um dos grandes galãs da televisão brasileira. Paulistano, ele engatou trabalhos de sucesso em um período que a TV começava no país. Confira, a seguir, alguns dos principais papéis de Francisco Cuoco.

Em 1964, ele estreou na televisão na novela Renúncia, da Record, como protagonista. Viveu o Dr. Fernando, protagonista de Redenção, telenovela que mantém o recorde de permanência no ar, com mais de 590 capítulos exibidos ao longo de dois anos.

Já em 1970, estreia na Globo como Vítor Mariano, protagonista de Assim na Terra como no Céu. Em seguida, construiu uma parceria com a autora Janete Clair, estrelando várias de suas novelas, incluindo Selva de Pedra (1972), O Semideus (1973) e a primeira versão de Pecado Capital (1975).

O ator participou de mais de 70 projetos na televisão, incluindo novelas e séries. Entre eles, destacam-se ainda:

  • Tiradentes, em Saramandaia (1976);
  • Delegado Garcia, na minissérie Dona Flor e seus Dois Maridos (1998);
  • Pai Gaudêncio, em Da Cor do Pecado (2004);
  • Zé Higino, em América (2005);
  • Olavo Souza e Silva, em Passione (2010).

Entre suas últimas aparições, estão as séries No Corre e as novelas Salve-se Quem Puder e Segundo Sol. Francisco Cuoco deixa três filhos, Tatiana, Rodrigo e Diogo, e netos.

O Astro

Além de problemas de saúde, o ator enfrentava excesso de peso e afirmou não se lembrar de algumas coisas. Entre suas memórias perdidas estava uma das novelas que protagonizou.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ator teve dificuldades para lembrar de O Astro, exibida em 1977. Na trama, ele viveu o protagonista Herculano Quintanilha. O papel ajudou a consolidá-lo como um dos maiores atores de sua geração.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia