Ouvindo...

Festival de Parintins: Que horas começa a apuração?

No Amazonas e em São Paulo, o momento também pode ser acompanhado pela televisão

Caprichoso e Garantido dão início à temporada de ensaios para o Festival de Parintins 2024 | CNN Brasil

O vencedor do 58º Festival Folclórico de Parintins vai ser conhecido na tarde desta segunda-feira (30). A apuração pode ser acompanhada, ao vivo, pelo canal no YouTube da TV A Crítica. No Amazonas e em São Paulo, o momento também pode ser acompanhado pela televisão.

As notas começam a ser divulgadas às 14h, horário de Manaus, e às 15h, no fuso de Brasília.

Leia também

A apuração acontece em três blocos:

  • Bloco A: comuns e musicais;
  • Bloco B: cênico e coreográfico;
  • Bloco C: parte artística.

A comissão de jurados é formada por dez integrantes. Ao todo, são 21 quesitos. A menor nota de cada item em cada noite é descartada.

O Boi Caprichoso desfilou com o tema É tempo de retomada e busca o tetracampeonato inédito. Já o Boi Garantido, que levou o enredo Boi do povo, boi do povão, está atrás de retomar o topo e o 33º título.

Globo quer transmissão

A Globo fechou um acordo para transmitir, a partir de 2026, o Festival de Parintins. O acerto foi firmado na última sexta-feira (27) e envolve os bois Garantido e Caprichoso.

Nesta semana, executivos da emissora estiveram em Manaus para acompanhar as apresentações, que começaram na quinta-feira (26). O acordo foi intermediado por Wilson Lima, governador do Amazonas. As informações são do F5, do jornal A Folha de S. Paulo.

Isabelle Nogueira, a Cunhã-Poranga do Boi Garantido, no Festival Folclórico de Parintins

O interesse pela tradição cresceu após a participação de Isabelle Nogueira - cunhã-poranga do Boi Garantido - no BBB 24. A manauara ficou em terceiro lugar no reality.

O que é o Festival de Parintins?

O Festival de Parintins é uma celebração cultural anual, que acontece no fim de junho, na cidade de Parintins, no Amazonas. A festança gira em torno da disputa entre dois bois-bumbás: Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul), que encenam a lenda da morte e ressurreição de um boi.

Durante três noites, os bois apresentam-se no Bumbódromo, sendo avaliados em diversos quesitos como música (toadas), alegorias, personagens e rituais.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia