Ouvindo...

Família real divulga rara atualização sobre princesa que ficou em coma após desmaio: ‘Infecção grave’

Princesa Bajrakitiyabha Mahidol está inconsciente em um hospital desde que adoeceu, em dezembro de 2022

Princesa está em coma desde 2022

A família real tailandesa compartilhou uma rara atualização sobre o estado de saúde da Princesa Bajrakitiyabha Mahidol, filha mais velha do Rei Maha Vajiralongkorn. Conhecida como Princesa Bha, de 45 anos, ela está em coma desde 2022, após desmaiar devido a uma condição cardíaca.

Em um comunicado recente, a família real tailandesa revelou que a equipe médica da princesa, no Hospital da Cruz Vermelha Chulalongkorn, em Bangkok, “detectou uma infecção grave na corrente sanguínea, levando-os a administrar antibióticos e medicamentos para estimular a pressão arterial e manter níveis estáveis”.

Leia também

“Os médicos relataram que os pulmões e os rins da princesa estão funcionando com o auxílio de aparelhos médicos e medicamentos”, acrescentou o comunicado.

De acordo com a revista Hello, o tratamento da princesa inclui “antibióticos de amplo espectro e sessões de diálise para substituir a função renal deteriorada”.

A família real tailandesa tem mantido a condição da princesa em grande parte privada. Nos últimos três anos, foram divulgados apenas quatro comunicados sobre seu quadro de saúde.

Quem é a Princesa Bha?

A Princesa Bha é a filha mais velha do Rei Maha Vajiralongkorn, de 71 anos, e sua única filha com sua primeira esposa, Soamsawali Kitiyakara. Antes de adoecer, ela obteve diplomas em direito e relações internacionais na Tailândia e nos Estados Unidos, trabalhou nas Nações Unidas e atuou como embaixadora da Tailândia na Áustria.

Ela também realizou um extenso trabalho de defesa por melhores condições para mulheres encarceradas na Tailândia e ao redor do mundo. Seus esforços ajudaram a levar à adoção, em 2010, pelas Nações Unidas, das “Regras de Bangkok”, também conhecidas como Regras da ONU para o Tratamento de Mulheres Presas e Medidas Não Privativas de Liberdade para Mulheres Infratoras.

O Rei, conhecido como Rama X, ainda não anunciou oficialmente um sucessor. Antes de ser hospitalizada, a Princesa Bha era considerada uma das favoritas, embora a tradição tailandesa favoreça herdeiros homens.

O Rei também tem cinco filhos com sua segunda esposa, Yuvadhida Polpraserth; no entanto, após o divórcio, ela e os filhos fugiram para a Inglaterra e, posteriormente, para os Estados Unidos. A ex-consorte e seus quatro filhos homens — que estariam na linha de sucessão — foram supostamente banidos da Tailândia, embora o segundo filho mais velho, Vacharaesorn Vivacharawongse, tenha retornado ao país em 2023, gerando rumores sobre uma possível reviravolta na sucessão.

Por enquanto, acredita-se que o filho mais novo do Rei, o Príncipe Dipangkorn Rasmijoti, de 20 anos, possa ser o sucessor ao trono. Ele é o único filho do Rei com sua terceira esposa, Srirasmi Suwadee.

Leia mais:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia