O rapper mineiro Djonga denunciou uma ação policial violenta contra fãs após uma apresentação no Carnaval de Recife. O show aconteceu na madrugada dessa quarta-feira (18), no palco Festival Rec-Beat, no Bairro do Recife. Através de suas redes sociais, Djonga afirmou que, após ter deixado o palco, os policiais agrediram os fãs que ainda estavam no local.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o cantor relatou a situação, dizendo que o show havia sido lindo, mas que a ação da polícia havia estragado o fim da apresentação. Ele disse que chegou a explicar para as autoridades que o show era daquela forma, mas que não adiantou.
“Primeiro entraram na roda impedindo a galera de pular e curtir, eu avisei com todo respeito que era assim mesmo o show e depois de uma certa resistência e alguns empurrões na galera eles saíram, fui pra galera e fiz o de sempre, mas no final depois que sai do palco começaram a agredir meu fãs numa postura que não tem nada a ver com o cumprir da lei, eu não vi nada de errado acontecendo, mas se tivesse, o certo não era agredir né?”, escreveu o rapper.
Ainda na legenda de sua publicação, Djonga chamou atenção para o fato de que, antes de iniciar o show, recebeu alguns policiais em seu camarim para tirar fotos. Ele explicou que, mesmo tendo críticas à instituição, respeita as pessoas. O cantor esclareceu ainda que não incitou a violência em nenhum momento e que apenas tentou resolver a situação.
“No começo do show ainda recebi dois policiais que queriam fazer foto no camarim e mandar um salve pros familiares, porque apesar de ter minhas críticas à instituição, eu sei respeitar as pessoas. Tanto sei que não incitei p*rra nenhuma de violência contra eles na hora da treta, só quis resolver. Tá aí a postura de um cara que não quer problema só trabalhar e de caras que saem pra rua pra arrumar problema igual adolescente revoltado na balada”, relatou.
Em nota à Itatiaia, a Polícia Militar de Pernambuco informou que equipes do Batalhão de Polícia de Turismo atuaram para conter uma ocorrência de vias de fato envolvendo diversas pessoas que cercavam os policiais durante patrulhamento. A polícia afirmou ainda que registrou a prisão em flagrante de um homem de 26 anos por desacato e resistência.
Ainda segundo a PM, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social abriu um inquérito para investigar e verificar as informações relacionadas à ocorrência. Segundo eles, até o momento não haviam sido acionados formalmente para registrar nenhuma denuncia.
A organização do Festival Rec-Beat divulgou nota de repúdio aos atos de violência atribuídos a agentes de segurança após o show de Djonga. O evento afirmou que, ao longo da edição comemorativa de 30 anos, não houve registro de incidentes envolvendo o público e declarou solidariedade às pessoas que relataram agressões. A produção informou ainda que adotará as medidas cabíveis e acionará as instâncias competentes para que os fatos sejam devidamente apurados.