O cantor e compositor Lô Borges, de 73 anos, foi submetido a uma traqueostomia. Ele está internado no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, há 10 dias, tratando uma
Familiares do artista informou à reportagem da Itatiaia na última semana que Lô tinha apresentado melhora no quadro. “Já está melhor do que quando chegou [no hospital] mas ainda sem previsão de ter alta hospitalar”, disse a nota.
Porém, a atualização é que ele precisou passar pelo procedimento cirúrgico para estabilizar o quadro respiratório, visto que Lô estava com dificuldades para respirar.
Traqueostomia
A traqueostomia consiste em uma abertura feita na traqueia do paciente para facilitar a respiração.
O procedimento permite que o ar passe diretamente para os pulmões, sendo usada quando as vias aéreas superiores estão obstruídas ou quando o paciente precisa de ventilação mecânica prolongada.
Lô Borges na música
Um dos principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB), Lô Borges ganhou reconhecimento como um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, fenômeno musical surgido em Belo Horizonte nos anos 1960.
Em 1972, aos 20 anos, ele coassinou com Milton o álbum duplo “Clube da Esquina”, considerado por muitos como um dos maiores álbuns brasileiros de todos os tempos. O disco carrega canções atemporais como “Trem Azul” e “Paisagem da Janela”.
No mesmo ano, o compositor lançou seu primeiro álbum solo, que levou seu prórpio nome, mas ficou conhecido como “Disco do Tênis”. O projeto solidificou seu estilo influenciado pela psicodelia e pelo rock experimental.
Com o passar dos anos, Lô Borges se consagrou como um compositor de melodia singular e teve canções gravadas por outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Tom Jobim, Skank e 14 Bis.
Atualmente, o artista conta com mais de 14 discos lançados. No Spotify, Lô Borges conta com cerca de 500 mil ouvintes mensais. Entre as canções mais ouvidas está “Um Girassol Da Cor Do Seu Cabelo”, além de “O Trem Azul” e “Paisagem da Janela”.