Brasileiro no BAFTA: Adolpho Veloso disputa Melhor Fotografia por 'Sonhos de Trem'
Diretor de fotografia, Adolpho Veloso concorre com outros nove filmes

Após ser destaque no Critics Choice Awards e no Oscar, o brasileiro Adolpho Veloso foi indicado ao BAFTA 2026, idealizado pela Academia Britânica de Cinema. Os nomes que estarão na disputa foram revelados nesta terça-feira (27).
O diretor de fotografia do filme "Sonhos de Trem", dos Estados Unidos (EUA), tenta o prêmio na categoria Melhor Fotografia. Já era esperado que ele estaria na premiação, visto que ele entrou na pré-lista de indicações no início do mês.
Outros nove filmes disputam a melhor direção de fotografia, são eles:
- Balada de um Jogador Pequeno;
- Bugonia;
- Morra, meu amor;
- F1;
- Frankenstein;
- Hamnet;
- Marty Supremo;
- Uma batalha após a outra;
- Pecadores.
Brasil no BAFTA
“O Agente Secreto” concorre em duas categorias: Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Roteiro Original. A produção pode ser premiada no dia 22 de fevereiro, em Londres, no Reino Unido.
Na categoria internacional, o filme concorre com “Foi Apenas um Acidente”, “Vale Sentimental”, “Sirāt” e “The Voice of Hind Rajab”. Já na segunda, disputa com “I Swear”, “Marty Supreme”, “Valor Sentimental” e “Pecadores”.
André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.



