A lista completa de indicados ao Globo de Ouro foi divulgada na manhã desta segunda-feira (8) e o longa-metragem brasileiro “
Na categoria principal de Drama, o representante brasileiro compete com outros seis títulos: “Frankenstein”, “Hamnet - A Vida Antes de Hamlet”, “It Was Just An Accident”, “Valor Sentimental”, e “Pecadores”. Já em Língua Não-Inglesa, a disputa inclui “It Was Just An Accident” (França), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sentimental Value” (Noruega), “Sirāt” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).
Por outro lado, Wagner concorre com os atores Joel Edgerton (Train Dreams), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Smashing Machine), Michael B. Jordan (Sinners) e Jeremy Allen White (Springsteen: Deliver Me From Nowhere).
Forte candidato ao Oscar 2026
A indicação tripla no Globo de Ouro reforça a posição de “O Agente Secreto” como um dos filmes mais aclamados do ano e a grande esperança do Brasil para uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O filme tenta repetir o feito do ano anterior, quando “
Ambientado nos anos 1970, o longa acompanha a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna ao Recife em plena ditadura militar, apesar do risco.
Colecionador de prêmios
Desde seu lançamento, “O Agente Secreto” tem sido premiado em festivais e premiações de críticos. A sequência de vitórias inclui:
- Prêmio da Crítica no Festival de Cannes, em maio.
- Melhor Filme Internacional no New York Film Critics Circle Awards (NYFCC), onde Wagner Moura também venceu como Melhor Ator.
- 2º lugar na categoria de Melhor Filme no prestigiado prêmio de críticos de Los Angeles, um feito que, segundo especialistas, aumenta consideravelmente suas chances de indicação ao Oscar de Melhor Filme.
As previsões da revista Variety já colocam o filme brasileiro entre os possíveis indicados à categoria principal do Oscar, tornando “O agente secreto” um sucesso de crítica internacional.