Ouvindo...

‘Ainda Estou Aqui’ conquista prêmio histórico quase um ano após lançamento

Longa de Walter Salles é protagonizado por Fernanda Torres; “Ainda Estou Aqui” também venceu o Oscar

Walter Salles e Fernanda Torres na cerimônia do Oscar 2025

“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, conquistou um prêmio histórico na noite dessa quarta-feira (23). O longa brasileiro, vencedor do Oscar, foi eleito o Melhor Filme Ibero Americano nos Premios Sur, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina.

Indicado pela Academia Brasileira de Cinema, “Ainda Estou Aqui” fez história ao se tornar o primeiro vencedor da categoria, visto que ela foi fundada nesta edição do prêmio. Walter Salles não marcou presença na cerimônia de premiação, mas agradeceu o reconhecimento pelas redes sociais.

“Este prêmio é uma honra para todos nós que realizamos esse filme, para Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, cada um dos atores e técnicos que tornaram esse filme possível. Compartilhamos uma profunda admiração pelo cinema argentino, por seus atores e realizadores extraordinários, por seus incríveis roteiristas, produtores e artesãos de imenso talento”, discursou o diretor.

Vale lembrar que esse é o 47º prêmio conquistado pela produção lançada em novembro de 2024.

Sinopse ‘Ainda Estou Aqui’

O longa, dirigido por Walter Salles, que rendeu um Oscar ao diretor, é baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015. A obra conta a história de Eunice Paiva, mãe do escritor, que se torna ativista política após seu marido Rubens Paiva ser capturado e morto durante a Ditadura Militar no Brasil, em 1971.

‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar 2025

A 97ª cerimônia do Oscar chegou ao fim com ‘Ainda Estou Aqui’ vencendo o ‘Melhor Filme Internacional’. O longa de Walter Salles foi indicado em outras duas categorias, ‘ Melhor Filme’ e ‘ Melhor Atriz’, mas perdeu ambas.

Na estrangeira, o filme superou “A Garota da Agulha”, “Emilia Pérez”, “A Semente do Fruto Sagrado” e “Flow”. Já na principal da premiação, ‘Anora’ foi consagrado com a estatueta dourada e também superou “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “ Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.

Fernanda Torres, que faz a ativista política Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, concorreu como ‘Melhor Atriz’, mas também perdeu para Mikey Madison, estrela de ‘Anora’. Além da brasileira e da norte-americana, Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Demi Moore (“A Substância”) completaram as indicações à categoria.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.