A Nobreza do Amor: Maria Helena arrisca a vida em acerto de contas final
Mãe de Manoel volta a Barro Preto para pedir perdão ao filho, mesmo correndo risco de enfrentar ex-marido abusivo

Nos capítulos finais de A Nobreza do Amor, Maria Helena (Quitéria Kelly) volta a Barro Preto em busca de fazer as pazes com Manoel (Daniel Rangel), mesmo correndo o risco de ficar frente a frente com Fortunato (César Ferrario). A dona de casa fugiu com Murilo (Breno da Matta), seu antigo amor, deixando para trás o marido repressor e o filho, que ficou magoado e tomou as dores do pai.
A decisão de voltar representa um risco real para Maria Helena. Durante anos, ela foi vítima de um casamento abusivo com o delegado Fortunato, que sempre a humilhou por ter perdido a virgindade com Murilo antes do casamento arranjado pelos pais. Quando o ex-marido descobriu que o músico estava em Barro Preto, chegou a trancar a mulher no quarto para impedir a fuga.
O casamento abusivo e a fuga com Murilo
Maria Helena foi obrigada pelos pais a se casar com Fortunato depois que descobriram que ela tinha perdido a virgindade com Murilo. Os pais eram preconceituosos e jamais aceitariam um genro negro e artista. O delegado sempre jogou na cara da esposa que ela era uma mulher perdida, dando a entender que ele era uma pessoa boa por aceitá-la.
A dona de casa nunca deixou de amar Murilo. Os dois se reencontraram por acaso quando ele veio a Barro Preto tocar nas bodas de prata de Diógenes (Danton Mello) e Marta (Emanuelle Araujo). Fortunato reconheceu o músico na festa e tirou a mulher de lá à força, mantendo-a trancada no quarto. Manoel libertou a mãe sem entender o que acontecia, e ela decidiu fugir com Murilo.
A mágoa de Manoel e o retorno da mãe
Na despedida, Manoel ficou magoado a ponto de tomar as dores do pai opressor. Ninguém na cidade sabe que Maria Helena fugiu com outro homem. Nos capítulos finais da trama, a dona de casa volta a Barro Preto para tentar fazer as pazes com o filho, mesmo que tenha de enfrentar o ex-marido outra vez.
A cena vai ao ar em breve na novela das seis da Globo.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



