Ouvindo...

‘Estrutura de guerra’: Record e Luiz Bacci brigam por horários e trocam acusações em público

Recentemente, Luiz Bacci trocou a Record pelo SBT.

Luiz Bacci

O jornalista Luiz Bacci e a emissora Record tornaram pública uma desavença nesta terça-feira (27). A questão começou com uma publicação do apresentador nas redes sociais.

Na postagem, Bacci afirma que a Record realizou alterações na grade de horário de seus programas para prejudicá-lo. O jornalista, agora, apresenta o programa “Alô Você” no SBT.

Leia também

O post de Bacci

“A Record está adotando uma estratégia agressiva para evitar que o público descubra o programa apresentador por Luiz Bacci no SBT. A emissora escancarou sua preocupação ao cortar uma hora do seu tradicional Hoje em Dia em São Paulo e em outras regiões, uma medida que reflete a preocupação da emissora em manter sua audiência”, acusou Bacci.

Publicação de Luiz Bacci nas redes sociais

“A Record também antecipou o Balanço Geral em uma hora, mudando seu horário de exibição. Além disso, foi imposto um veto absoluto à veiculação de intervalos comerciais durante a exibição do programa de Luiz Bacci, muitos como uma verdadeira estrutura de guerra”, escreveu o apresentador.

As mudanças são as mais agressivas dos últimos 15 anos na emissora e a disputa está só no início. Segundo fontes internas, o Hoje em Dia estaria em risco de sobrar numa grade baseada em jornalismo. Alguns falam na extinção do programa, outros em uma edição única aos sábados.
- Luiz Bacci pelas redes sociais

Record se posiciona

Poucas horas depois, a Record emitiu uma nota, se posicionando sobre a publicação. De acordo com o texto, a emissora foi pega de surpresa e as informações divulgadas pelo comunicador tratam-se de fake news.

“A Record recebeu com surpresa o post feito nesta tarde pelo jornalista do SBT, Luiz Bacci, profissional pelo qual temos total respeito, apreço e consideração. Porém, suas informações não condizem com a verdade e, lamentavelmente, disseminam uma fake news”, apontam.

Leia mais:

“Todas as movimentações de horários efetuadas esta semana fazem parte de uma estratégia normal de programação, realizada rotineiramente por todas as emissoras na história da TV brasileira. A Record jamais cogitou tirar do ar o Hoje em Dia, um programa nacional e consolidado tanto em público como em faturamento, por conta da estreia de uma atração exibida somente em São Paulo, na TV aberta”, defende o texto, alfinetando o apresentador.

A concorrência no horário não está somente entre duas emissoras e a atração novata, além de olhar para a Record, vice-líder na faixa, deve também ficar atenta a seu retrovisor, rever suas estratégias e considerar que há um forte e respeitável concorrente encostando na sua audiência, como aconteceu hoje. Este movimento é positivo e faz com que todos se reinventem, criem e tenham novas ideias. Quem ganha é o telespectador.
- Record

“Desejamos sucesso e calma ao apresentador, que poderá também ter êxito em seu programa”, finalizam.

Luiz Bacci comandava o ‘Cidade Alerta’

Bacci na Record

Luiz Bacci tem uma longa trajetória na Record. O jornalista foi contratado em 2010, como repórter do Balanço Geral RJ e do RJ no AR. Em seguida foi promovido a apresentador do Cidade Alerta Rio.

Em 2014, foi transferido para São Paulo para apresentar o Balanço Geral SP. Realizou uma breve passagem pela Band e retornou para a Record em 2015, assumindo a apresentação da edição da manhã do Balanço Geral SP e do SP no Ar.

Em 2017, assume o Cidade Alerta, programa que comandou até maio de 2025, quando trocou a Record pelo SBT.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia