Ouvindo...

Aos 45 anos, ex-apresentador da Globo é diagnosticado com câncer no pulmão

Jonas Almeida comunicou que descobriu a doença enquanto se recuperava de uma gripe

Jonas Almeida é apresentador, músico e locutor

Jonas Almeida, ex-apresentador da TV Vanguarda, filiada da Globo em São José dos Campos (SP), comunicou nessa quarta-feira (22) que foi diagnosticado com câncer no pulmão. Ele, que tem 45 anos, descobriu a doença após um fazer uma tomografia enquanto tratava um quadro de gripe.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado em seu Instagram. Por lá, ele detalhou a situação e disse que se assustou no início, mas já está bem e ansioso para realizar a cirurgia e começar o tratamento.

“Salve, turma. Hoje eu tenho uma notícia não muito boa aqui para dar para vocês, na verdade, nada boa. Eu descobri um tumorzinho no peito e vou ter que tratar e tirar ele. Farei uma cirurgia agora, na quinta-feira [hoje]”, iniciou Jonas.

Ele solicitou que seus seguidores rezassem pela recuperação. “Queria muito pedir a oração de vocês, pensamento positivo de vocês”, disse antes de detalhar a doença e a cirurgia.

“Eu estou com câncer no pulmão, vou tirar. Tiro um pedacinho do pulmão, 20%. Sai ele, junto com uns linfonodos que estão ali que parece que estão infectados. Depois, farei quimioterapia também”, explicou.

Segundo Jonas, a descoberta foi assustadora, mas, com o passar do tempo, ele passou a entender o diagnóstico. “No começo, eu vi que é cinco anos em média que você vive com câncer. É o câncer que mais mata no mundo. Eu começava a fazer contas e pensava assim: ‘minha filha vai ter 11 anos, e a festa de 15 anos dela?’”, relatou.

“Hoje eu estou muito bem mesmo. Eu não vejo a hora de entrar em campo, sabe? Botar a chuteira e entrar, eu quero essa cirurgia logo. Vamos tirar o Tibério. Tem até nome, é o Tibério. É pressa para tirar, começar o tratamento e eu sei que vai dar tudo certo”.
Jonas Almeida

Descoberta

Aos 45 anos, o comunicador recebeu o diagnóstico após realizar um exame médico enquanto se recuperava de uma gripe, que se agravou. De acordo com ele, o quadro também passou para a esposa e os filhos.

“Eu perdi o dia da vacina (da gripe), porque eu estava meio gripado e pensei que era melhor não tomar. Os três (esposa e filhos) tomaram e o que aconteceu? Todo mundo pegou a influenza, eu peguei e o meu, claro, se agravou, porque eu não tinha a vacina”, iniciou.

Ele continua: “Virou uma pneumonia, que virou um ronco feio no peito e, quando eu vou no hospital, olha que coisa maluca: eu nunca tiro raio-x, não tiro tomografia, porque eu tenho medo de pegar câncer”, disse antes de revelar que descobriu a doença através do exame.

“Fiz e saiu, descobri o Tibério, o tumor na tomografia. E é muito bizarro porque eu fico pensando que jamais descobriria o Tibério se não fosse eu ter perdido a vacina. Logo eu que não perco vacina nenhuma. Esse tumor ia crescer. É muito difícil descobrir agora, desse jeito, que ele está aparentemente no estágio inicial, talvez indo para um segundo estágio, e por isso tem que tirar logo”.
Jonas Almeida

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.