Ouvindo...

Após polêmica com último quadro, Rei Charles III ganha novo retrato oficial

Quadro feito no ano passado foi alvo de críticas e ressuscitou polêmica envolvendo traição no casamento com princesa Diana

Rei Charles III foi retratado com a roupa que usou na coroação

O Rei Charles III ganhou uma nova pintura oficial, divulgada nesta terça-feira (6), para celebrar o segundo aniversário de sua coroação. Ele foi pintado por Peter Kuhfeld, com a roupa que usou na ocasião, ao lado da coroa. O quadro faz parte da Coleção Real e vai ocupar as paredes da Sala do Trono no Palácio de Buckingham.

O último retrato oficial do rei foi alvo de críticas e acabou relembrando uma polêmica antiga envolvendo o rei, a atual esposa dele, Camilla Parker Bowles, e a princesa Diana, ex-companheira do monarca. Quando o quadro foi divulgado, em 2024, os internautas comentaram que ele parecia um absorvente interno.

Leia também

“Ele parece um absorvente interno. Finalmente. Ele deve estar tão satisfeito”, escreveu uma internauta sobre a obra. Isso porque, em janeiro de 1993, um jornal inglês publicou a transcrição de uma conversa de seis minutos por telefone entre o então príncipe e Camilla, enquanto ele ainda era casado com Lady Di. Em determinado momento, Charles diz que gostaria de se transformar em absorvente interno para “viver dentro das calças” da amante.

Veja o retrato de 2024, que causou a polêmica:

Primeiro retrato de Rei Charles III

Relação conturbada de Charles e Lady Di

“Tinham três pessoas nesse casamento, então estava um pouco lotado”, confessou a princesa Diana em uma icônica entrevista à TV em 1995. Foi a primeira vez em que ela deu uma entrevista sozinha, em segredo, para surpresa do Palácio de Buckingham. A terceira pessoa à quem Lady Di se referia era Camilla Parker Bowles, a amante de longa data do agora Rei Charles III e atual esposa dele.

A infidelidade já havia sido admitida por Charles no horário nobre da TV inglesa, em 1994. À época, o casal estava separado há um ano, mas não havia oficializado o divórcio. O então príncipe teria traído Diana com Camilla e outras mulheres nos últimos anos do casamento. Diana também admitiu que teve um caso com o oficial de cavalaria e instrutor de equitação, James Hewitt, que também traiu a princesa.

Diana e Charles se separaram após 11 anos juntos, em 1992, e o divorciou oficial aconteceu em 1996. Do casamento, Diana levou somente o título de Princesa de Gales. Ela era chamada de Sua Alteza Real após se casar com o príncipe, mas ele fez questão que o posto fosse tirado da ex-mulher. Por isso, Diana precisava reverenciar a Família Real, o que incluía os próprios filhos.

Diana morreu em um acidente de carro em Paris, na França, em 1997, quando estaria tentando fugir de paparazzi. Pouco mais de 8 anos depois, Charles e Camilla se casaram em uma cerimônia civil realizada na sede da prefeitura de Windsor. A Rainha Elizabeth II, que não aprovava a união, não compareceu ao casamento.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.