Ouvindo...

Globo 60 anos: relembre seis funcionários históricos da emissora

Veteranos marcaram a história da televisão brasileira no jornalismo e no entretenimento

Cid Moreira matinha um contrato vitalício com a TV Globo

Em 2025, a Rede Globo celebra seis décadas de história, consolidada como uma das maiores emissoras de televisão do mundo. Ao longo desses 60 anos, inúmeros profissionais contribuíram para a construção de seu legado, mas alguns nomes se destacaram pela impressionante longevidade e dedicação à empresa.

Léo Batista

Entre os funcionários mais antigos, destaca-se Léo Batista, que ingressou na emissora em 1970. Com mais de 50 anos de Globo, Batista se tornou uma lenda do jornalismo esportivo brasileiro, sendo um dos criadores do Globo Esporte e foi presença constante no Esporte Espetacular. Ele morreu aos 92 anos, em janeiro deste ano.

Cid Moreira

Outro gigante na história da Globo foi Cid Moreira, a eterna voz do Jornal Nacional. O jornalista mantinha um contrato vitalício com a emissora e, seguiu ativo em projetos especiais e nas redes sociais até sua morte, em outubro de 2024, aos 97 anos. Com sua voz marcante, ele atravessou gerações e ajudou a moldar a credibilidade da Globo no noticiário.

Leia também

Glória Maria

Glória Maria também ocupa um lugar de destaque na trajetória da TV Globo. A jornalista, que iniciou na emissora em 1970, rompeu barreiras como uma das primeiras repórteres negras da televisão brasileira e se tornou referência em reportagens internacionais no Fantástico e no Globo Repórter. Colegas de trabalho analisam que sua contribuição foi fundamental para ampliar a representatividade e a diversidade na mídia brasileira. Glória Maria morreu em fevereiro de 2023, aos 73 anos.

Francisco José

Francisco José, repórter que durante 46 anos atuou em reportagens no Nordeste e em grandes eventos esportivos, como Copas do Mundo, também figura entre os nomes que deixaram uma marca profunda na emissora. Conhecido, carinhosamente, como Chico José, o jornalista fez inúmeras matérias em Fernando de Noronha, onde gravou cinco programas do Globo Repórter. Atualmente, ele está com 81 anos.

José Roberto Burnier e Meg Cunha

José Roberto Burnier, que ingressou na Globo em 1983 e segue na ativa como apresentador do SP2, e Meg Cunha (1953-2025), que esteve envolvida por 47 anos na produção e direção de reportagens especiais, completam a lista de veteranos que ajudaram a construir a história da TV Globo no jornalismo e no entretenimento.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.