Ouvindo...

Giovanna Ewbank denuncia golpe de inteligência artificial com sua imagem

Atriz e apresentadora foi vítima de deepfake, que utiliza inteligência artificial.

Giovanna Ewbank

A modelo Giovanna Ewbank apareceu nas redes sociais, nesta segunda-feira (24), para denunciar um golpe com sua imagem feito com inteligência artificial. Ela alertou seus seguidores sobre um conteúdo que falava sobre o uso de botox.

“Papo sério. Nesses últimos dias, recebi esse vídeo aqui, de diversas pessoas que conheço, como se fosse eu, e perguntando, se de fato, era eu. Por mais que pareça, galera, aliás, tá muito convincente, não sou eu. É inteligência artificial”, explicou.

Leia também

“Essa não é a primeira vez que isso acontece comigo, já aconteceram diversas outras vezes. Não sou a primeira, nem a última que vai passar por isso, infelizmente”, desabafou Giovanna Ewbank.

Além disso, ela ressaltou a importância de checar as informações que chegam pelas redes sociais. “Se for um rosto conhecido, como é o meu caso, é importante procurar para ver se o produto oferecido também está nas redes sociais oficiais desta pessoa. Tenham cuidado com propagandas que não estejam no meu perfil, ou de perfis confiáveis”, pontuou a apresentadora.

Deepfake é uma utilização da inteligência artificial para manipular imagens e voz de pessoas desconhecidas ou famosas. Geralmente, na aplicação de golpes, pessoas com notoriedade são colocadas em situações falsas.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia