O MC Poze do Rodo expressou sua indignação nas redes sociais após uma megaoperação policial no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, realizada na última sexta-feira (24). O artista, visivelmente emocionado, criticou duramente a ação que resultou em cinco mortes e deixou nove pessoas feridas.
Em um desabafo contundente, Poze destacou a morte de um jardineiro, caracterizando o ocorrido como uma ‘covardia’. O cantor, que tem suas raízes na comunidade, demonstrou profunda conexão com os moradores afetados pela operação.
Críticas ao governo e defesa da comunidade
O funkeiro questionou as ações do governo, contrastando-as com suas próprias iniciativas de apoio à comunidade. ‘Onde eu fui ao Complexo do Alemão, entreguei mais de 6 toneladas de alimento pra rapazeira que precisa. Qual é a resposta do governo? A resposta do governo é essa daí', afirmou Poze, referindo-se à operação policial.
Ele também rebateu críticas sobre sua atual moradia fora da favela: ‘Como é que eu não vou morar na Barra? Você quer que eu more lá no complexo? Você quer que eu more onde pros meus filhos? É que os meus filhos passem por essas coisas?’
Impacto na vida dos moradores
Poze ressaltou o impacto devastador dessas operações na vida cotidiana dos moradores. Segundo ele, as ações policiais frequentemente resultam em danos materiais às residências, forçando os moradores a arcar com custos de reparos repetidamente. ‘Morador que não tem nem de onde tirar vai tirar [dinheiro] pra reformar sua barraca, sua casa, sua janela. Dois meses, um mês, uma semana depois ele vai lá e quebra tudo de novo’, lamentou.
O artista enfatizou a falta de compreensão por parte daqueles que não vivenciam a realidade das comunidades: ‘Vocês não entendem a nossa revolta, não. Porque vocês nunca, nunca passaram por nada dentro de uma comunidade’. Sua manifestação reflete um sentimento de frustração e desamparo compartilhado por muitos moradores de áreas afetadas por operações policiais semelhantes.