Ouvindo...

Ney Latorraca: famosos lamentam morte do ator, que tinha câncer

Ney Latorraca morreu aos 80 anos nesta quinta-feira (26)

Marcelo Serrado lamentou morte do ator

Famosos lamentaram a morte de Ney Latorraca nesta quinta-feira (26). O ator sofreu uma sepse pulmonar após ficar quase uma semana internado em uma clínica no Rio de Janeiro. Ele tinha câncer de próstata.

A atriz Lúcia Veríssimo escreveu: “Uma coisa era certa a cada encontro: as gargalhadas. Um ator estupendo, um senso de humor afiado e o deboche era um traço marcante. Que se faça muita luz em seu caminhar querido. “

A apresentadora Ana Maria Braga postou: “Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Sua partida deixa uma lacuna imensurável na cultura brasileira. Ney encantou gerações com seu talento e carisma, tornando-se um ícone inesquecível das artes cênicas. Seu legado artístico permanecerá vivo em nossos corações e memórias. Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores.”

Leia também

O ator Marcelo Serrado também lamentou: “Quando se vai um artista como Ney se vai um pouco de todos nós! Um dia triste porém o céu vai se encher de alegria”.

Walcyr Carrasco, autor de O Cravo e a Rosa e outras novelas de sucesso, disse estar em luto. “Ney Latorraca, sua partida representa uma perda irreparável para a cultura nacional. Que sua arte continue a inspirar e que sua memória seja eternizada em nossos corações. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores. Descanse em paz, Ney.”

O ator Mouhamed Harfouch publicou: “Todos os aplausos para o imenso Ney Latorraca. Foram tantos personagens incríveis e inesquecíveis no cinema, na TV e no teatro. Entre tantos nessa galeria, protagonizou junto ao Nanini o maior sucesso teatro brasileiro: O mistério de irmã Vap, permanecendo mais de 11 anos em cartaz! Meus sentimentos aos amigos e familiares. Obrigado por tanto Ney.”

A apresentadora Sonia Abrão postou: “Morre Ney Latorraca! O ator tinha 80 anos e estava internado na Clínica São Vicente, no Rio. A causa da morte não foi divulgada! Ele deixa trabalhos marcantes como o vampiro Vlad da novela “Vamp” e o Cornélio de “O Cravo e a Rosa”, TV Pirata, inúmeras minisséries e peças - como o Mistério de Irma Vap - e filmes! Que grande ator! Que grande perda no apagar das luzes de 2024.”

Já o ator Eike Duarte destacou: “Hoje o céu está feliz! Certeza! Ney, lembro das suas histórias e o seu jeito incrível de contagiar as pessoas. Eu tive a sorte de te conhecer e trabalhar com você na minha primeira novela, quanto aprendizado! E quanta história engraçada! Obrigado! Te amo! Meu eterno Ney Latorraca (ele usava um broche de lagarto sempre como na foto).”

Carreira

Nascido em Santos, no litoral paulista, em julho de 1944, Ney se formou na Escola de Arte Dramática de São Paulo. Filho de artistas, o ator cresceu neste meio. Alfredo, seu pai, era cantor e crooner de boates, já Tomaza, sua mãe, corista.

Aos 6 anos, o ator chegou a fazer uma radionovela na Record. Na década de 1970, Ney fez vários espetáculos, dentre eles, Hair (1970), Jesus Cristo Superstar (1972), Bodas de Sangue (1973) e A Mandrágora (1975).

Sua estreia na Globo foi na novela “Escalada”, em 1975. Tamanho talento, ele permaneceu na emissora por mais de 50 anos.

No canal, o ator esteve em diversas novelas, como Estúpido Cupido (1976-1977), Dancin’ Days 1978-1979), Elas por Elas (1982), Vamp (1991-1992), O Cravo e a Rosa (2000-2001), O Beijo do Vampiro (2002-2003), Da Cor do Pecado (2004) e Negócio da China (2008-2009).

Além de ator, Ney foi diretor de TV e Teatro. O artista possui no currículo 18 novelas, seis minisséries e oito seriados, além de 23 longa-metragens e 13 peças.

Na emissora, seu último papel foi em “A Grande Família”, em 2011.

O ator ficou por 11 anos - juntamente com Marco Nanini - em cartaz com a peça “O Mistério da Irma Vap”, que era dirigida por Marília Pêra.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.