A autora do remake de Vale Tudo, Manuela Dias, revelou algumas mudanças que vem realizando nos roteiros. Durante um painel sobre a novela na CCXP (Comic Con Experience São Paulo), ela elogiou Gilberto Braga, autor da versão original, e defendeu a adaptação de histórias clássicas.
“Vale Tudo é uma novela que ajudou a fundar esse gênero tão brasileiro, uma novela que escolarizar. Assisti quando tinha 11 anos e marcou minha vida”, afirmou durante o painel. “Grandes clássicos merecem ser remontados. Gilberto Braga é um gênio, é uma honra adaptar um texto de Gilberto atualmente. Todas as histórias incríveis merecem ser remontadas”.
Uma das mudanças foi técnica. Manuela decidiu alterar as estruturas das cenas e roteiros. “Vi a novela toda, revi agora. Mantive os personagens e os arcos longos, o que acontece ao longo da novela”, revela.
“Mas, em Vale Tudo, não dá para passar a cena original e do remake, é totalmente diferente no sentido de estrutura. A concorrência era menor, a preocupação com o gancho era muito menor, tinha outro ritmo, outra demanda. Às vezes, terminava o capítulo com um beijo”, justificou.
Além disso, conforme a autora, outras mudanças precisaram ser realizadas por conta da passagem do tempo. “Foram 33 anos desde a versão original. Muita coisa mudou. Não existia internet, alcoolismo não era considerado uma doença, existiam índices de machismo e racismo que hoje são absolutamente intoleráveis, também de violência contra mulher. É muito bom fazer atualizações porque elas refletem avanços da sociedade”.
Elenco de Vale Tudo exibe mudanças no visual
Remake de Vale Tudo
O
O sucesso de