Ouvindo...

Google homenageia aniversário de Raul Seixas, mas erra a data

Cantor recebeu ‘feliz aniversário’ nesse sábado (23), mas nasceu no dia 28 de junho

A homenagem ficou disponível para usuários do Brasil, Argentina, Irlanda, Paquistão, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai

O Google prestou uma homenagem a Raul Seixas com um Doodle especial nesse sábado (23/11), celebrando o que seria o 79º aniversário do cantor, que faleceu em 1989. A imagem, criada pela artista brasileira Paola Saliby, foi exibida na página inicial do portal de busca, destacando o legado do ícone do rock brasileiro.

No entanto, uma gafe não passou despercebida aos olhos mais atentos: a data de aniversário do cantor estava errada. Raul nasceu no dia 28 de junho, em Salvador, e não no dia 23 de novembro.

Leia também

A big tech tentou remediar a situação, atualizando a página para remover a mensagem de “Feliz aniversário” e adicionando uma nova explicação: “Neste dia, em 1977, Raul estreou seu novo show no Teatro Bandeirantes”, conectando a homenagem a um evento na vida do artista.

Apesar do erro, o Google disponibilizou uma biografia detalhada sobre Raul Seixas: “Seixas foi apresentado à música rock desde cedo, ouvindo canções de artistas como Elvis Presley, Little Richard e outros. Com apenas 12 anos, formou sua primeira banda cover, chamada Raulzito e os Panteras, e conseguiu pequenas apresentações na TV Salvador”, destaca o texto.

“Muitos admiravam suas letras profundas e a forma como permanecia fiel às suas raízes nordestinas ao compor canções”, acrescenta o Google, destacando também os álbuns Krig-ha, Bandolo! (1973) e Há 10 Mil Anos Atrás (1976), diz outro trecho.

“Ele acolheu o desafio de se desviar do convencional e criou seu próprio caminho musical”, conclui o texto. “Hoje, ele é reconhecido como um artista fundamental que dedicou sua alma à ascensão do rock and roll no Brasil — o pai do rock brasileiro”, finaliza.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.