Morreu um dos mais renomados guru de ioga que deu aulas para celebridades como Madonna e Gwyneth Paltrow, Sharath Jois, aos 53 anos. Homenagens vêm sendo prestadas por toda a comunidade dedicada à ioga no mundo após a morte “chocante” do professor indiano. R. Sharath Jois morreu nessa segunda-feira (11)
Jois era neto do guru de ioga K Pattabhi Jois, que desenvolveu e popularizou o estilo de ioga conhecido como Ashtanga Vinyasa — e que fundou o Instituto K Pattabhi Jois Ashtanga Yoga, em Mysore, na Índia, em 1948, justamente para manter o legado milenar e propagar a prática.
Jois assumiu a direção do instituto após a morte de seu avô e viajou pelo mundo ensinando ashtanga yoga. Acredita-se que ele estava em uma viagem de ensino pelos EUA quando morreu na Virgínia.
Em uma entrevista de 2006 ao ‘Times of India’, Jois compartilhou sua experiência ensinando algumas das maiores celebridades do planeta. “Seja Madonna, Sting ou Gywneth, uma vez matriculados nas aulas, eles se tornaram muito disciplinados”, disse ele.
“Na sala de aula, eles são como qualquer aluno, sem o estrelato e o status de celebridade.”
Jois descreveu Madonna como “muito dedicada”, e disse que ela já estava aprendendo ashtanga yoga há 12 anos com um de seus professores certificados no Reino Unido. O astro pop já havia sido ensinado por seu avô K Pattabhi Jois, antes de sua morte em 2009.
“O estilo de vida e a dieta dela também mudaram muito”, ele disse. “Ela parou de comer junk food, por exemplo.”
Ele disse que Paltrow “ficou viciada” em ashtanga yoga depois de entrar em uma de suas aulas em Nova York, acrescentando: "É uma questão diferente que a maioria dos alunos - especialmente os homens - ficavam olhando para ela”.