Ouvindo...

Miss Universo 2024 traz à tona polêmica antiga que envolve mineira

Edição deste ano acontece no México, 17 anos depois da polêmica derrota de Natália Guimarães

Natália Guimarães ficou em segundo lugar no Miss Universo 2007

Quem não se lembra da brilhante participação de Natália Guimarães há 17 anos no Miss Universo, que aconteceu no México? A mineira foi ovacionada durante todo o concurso e sua vitória já era dada como certa naquele ano. No entanto, no momento de ouvir o tão sonhado “Brasil”, o público escutou Japão. Riyo Mori se tornou a Miss Universo 2007.

Em 2024, o Brasil volta ao México para tentar a terceira coroa de Miss Universo para o país. E, ao olhar para a terra dos tacos, guacamole e tortillas, é impossível não fazer uma viagem ao passado e se lembrar de Natália Guimarães.

Riyo Mori, Miss Universo 2007

Outra coincidência também marca a história do Brasil com o México. Em 2020, a gaúcha Julia Gama bateu na trave novamente pelo título. Apontada como favorita, sua resposta à pergunta final sobre “saúde mental” fez com que ela despontasse como a melhor da noite. No entanto, a vitória ficou com Andrea Meza, do México.

Julia Gama e Andrea Meza, Miss Universo 2020

Leia mais:

Leia também

Novidades do Miss Universo 2024

Neste ano, a Cidade do México sediará o concurso, que acontece em 16 de novembro e irá receber mais de 100 candidatas.

A edição contará com o maior palco da histórica do concurso. “Inspirado pelo conceito de infinito, um símbolo de capacidade ilimitada e o poder das mulheres, este design inovador não só melhorará a presença das nossas rainhas, mas também refletirá a força e a resiliência das mulheres em todo o mundo”, diz a organização.

Outra novidade são as etapas classificatórias. Primeiro, será formado o Top 30, sendo quatro rainhas definidas por continente, uma por votação popular e as demais pelos votos dos jurados. Em seguida, será definido o Top 12 e, por fim, as cinco finalistas.

O concurso deste ano será o mais inclusivo da história. O Miss Universo 2023, por exemplo, recebeu mães e mulheres casadas. Por outro lado, a edição de 2024, além deste grupo, irá receber mulheres com idades acima de 28 anos.

Até então, com 36 anos, Jennifer Colombo, da Costa Rica, é a candidata com mais idade a concorrer ao título de Miss Universo. O Brasil irá eleger sua representante em 19 de setembro, em São Paulo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.