Ouvindo...

Ana Maria Braga, que curou o câncer quatro vezes, comenta novo diagnóstico de Preta Gil

O primeiro diagnóstico de Ana Maria Braga surgiu em 1991, com um câncer de pele

Preta Gil está tratando uma metástase

Após contar que o câncer voltou em quatro lugares diferentes do corpo, Preta Gil tem recebido o carinho de amigos e celebridades. A cantora, de 50 anos, anunciou a volta do câncer nesta semana e deve passar por cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nos próximos dias.

Ana Maria Braga, de 75 anos, que já foi curada do câncer quatro vezes, escreveu para Preta. “Te admiro muito, menina. Eu e o Brasil inteiro estamos torcendo. Você vai sair dessa. Não tenho a menor dúvida, com essa força toda, e ainda bem atendida como está… Logo vamos te ver nos palcos, passando por esse perrengue grande.”

Diagnóstico de Ana Maria

O primeiro diagnóstico da apresentadora foi em 1991, quando descobriu um câncer de pele. “Eu já tive câncer de pele. Na época da Itália tomava muito sol, era muito abusada. Hoje eu pago o preço por esse sol que tomei”, afirmou em uma reportagem no “Mais Você”.

Em 2001, dez anos depois, Ana Maria Braga foi diagnosticada com um câncer no reto e na virilha. Na época, ela chegou a se afastar da TV para tratar a doença. “Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado. E aí eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. Então, é muito assustador”, falou, recentemente, em entrevista ao Fantástico.

Leia também

O câncer reapareceu pela terceira vez em 2015, no pulmão. Na época, a apresentadora passou por uma cirurgia de retirada do tumor e alertou a população sobre os riscos do tabagismo. “Além de ser uma droga poderosa, pode matar pessoas. E parar é muito mais difícil, porque as pessoas são dependentes. Fumei durante muitos anos e parei esse ano e em uma circunstância terrível. Eu precisei de ajuda, não sou de ferro, tenho problemas como qualquer um. Tomei remédio para parar de fumar, uso adesivos. Me maltratei muito. É um preço que eu pago”, relatou.

Em 2020, o câncer de pulmão retornou com metástase, ou seja, havia se espalhado para outras partes do corpo. No tratamento, Ana Maria passou por nova cirurgia, radioterapia e imunoterapia e conseguiu se curar da doença pela quarta vez.

Preta com câncer em quatro lugares

Em remissão há oito meses, Preta Gil anunciou, na última semana, que o câncer voltou em quatro lugares diferentes. “Eu tenho dois linfonodos, eu tenho uma metástase que fica no peritônio e eu tenho um nódulo, uma lesão no ureter”, contou.

"É mais comum do que a gente imagina, mas é sempre um grande susto. No mesmo dia, eu comecei o tratamento”, explicou ela, que já encerrou o primeiro ciclo de quimioterapia.

CLIQUE AQUI e veja o vídeo!


Participe dos canais da Itatiaia:

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.