Ouvindo...

Saiba quem é Mahra Al-Maktoum, princesa de Dubai que desafia costumes machistas após pedir divórcio

‘Eu me divorcio de você', declaração da princesa de Dubai no Instagram desafia os costumes; Mahra era casada com sheik desde 2023

Veja quem é Mahra Al-Maktoum, princesa de Dubai.

Mahra Bint Mohammed Bin Rashid Al-Maktoum, princesa de Dubai, anunciou recentemente nas redes sociais que estava se divorciando do marido. A publicação viralizou, nessa quinta-feira (18), e se tornou em um dos assuntos mais comentados. Filha do primeiro-ministro dos Emirados Árabes e governante de Dubai, Mahra reproduziu um antigo “recurso” machista para anunciar a decisão: ela “declarou o divórcio” por meio de uma prática islâmica conhecida como “triplo talaq”.

Habitualmente, sob a lei islâmica sunita, o ‘triplo talaq’ permite que um homem muçulmano se divorcie de sua esposa, dizendo talaq — a palavra árabe para divórcio — três vezes. O homem não precisa oferecer uma razão ou obter o consentimento de sua esposa. Nos Emirados Árabes Unidos, a lei islâmica rege os procedimentos de casamento e divórcio para casais muçulmanos, bem como para casais de um homem muçulmano e uma mulher não muçulmana, conforme o site do governo do país.

Casais expatriados não muçulmanos, no entanto, têm a opção de buscar o divórcio em seu país de origem ou de peticionar ao tribunal para solicitar que as leis de seu país de origem sejam aplicadas nos Emirados Árabes Unidos.

Mahra tem 30 anos e era casada com o empresário e sheik Mana Bin Mohammed Al-Maktoum desde 2023. Os dois tiveram uma filha em maio deste ano. Nas redes sociais, Mahra compartilha sua rotina em eventos sociais e tem várias fotos com cavalos. A mídia árabe diz que a princesa é envolvida em causas de empoderamento feminino, além de apoiar o empresariado local.

Princesa de Dubai usa prática proibida para anunciar divórcio com sheik nas redes sociais.

O pai da princesa é Mohammed Bin Rashid Al-Maktoum. Ele é o atual primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Arames, além de ser o emir de Dubai.

Em 2021, o emir foi acusado de manter a filha Latifa em cativeiro. Já em 2020, ele foi condenado pela Justiça do Reino Unido por encomendar o sequestro de duas filhas e ameaçar à ex-mulher. Ao longo da vida, o emir teve seis esposas e mais de 20 filhos.

Leia também

A princesa sugeriu em sua postagem da última terça-feira (16), que seu marido havia sido infiel a ela, dizendo que ele estava “ocupado com outras companheiras”. Sua aparente invocação do ‘triplo talaq’ rompeu com a implementação típica da prática, já que são os homens que invocam o ‘talaq’ sob a lei islâmica.

Mohammed Bin Rashid Al-Maktoum é pai da princesa e aparece na foto com o ex-marido de Mahra Al-Maktoum, sheik Mana Bin Mohammed Al-Maktoum.

Mahra não é a primeira parente feminina do xeque Mohammed a tomar uma posição que contraria as normas do emirado.

Sua irmã, Sheikha Latifa, sendo princesa do emirado, descreveu seu pai como um “grande criminoso” e o considerou responsável por aprisionar mulheres desobedientes antes que ela fugisse de Dubai, informou o New Yorker em maio de 2023. Latifa é uma das pelo menos duas princesas de Dubai que tentaram escapar de sua família fugindo do emirado, informou o The Washington Post em 2019.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.