Ouvindo...

Alexandre Frota resgata família e animais ilhados no RS; veja

O ator está com um jetski em Canoas como voluntário nas equipes de resgate

Alexandre Frota faz resgates em Canoas, no Rio Grande do Sul

O ator e ex-deputado federal Alexandre Frota está entre os voluntários que estão usando jetski para resgatar vítimas das enchentes em Canoas, no Rio Grande do Sul. Ele compartilhou registros dos resgates que fez de famílias e animais, que estavam ilhados nos telhados das casas há dias.

“Pessoal, estou aqui no bairro do Rio Branco, aqui em Canoas. A gente fez um resgate agora de três cachorros que estão ali atrás, o pai e a dona, Amanda. Tem mais um parceiro também que perdeu tudo. Rio Grande do Sul não está sozinho!”, declarou ele.

Amanda Martins, vítima que o ator salvou, fez uma publicação agradecendo: “Agradecemos a todos envolvidos, pois não foi somente uma pessoa e sim AS PESSOAS. Agradeço que na hora que estávamos precisando, pois o barco que estávamos estragou, ele [Alexandre Frota] apareceu e nos ajudou a resgatar 3 dos nossos cachorros, minha cunhada e nosso amigo Lauro (que ficaram para trazer os nossos outros 2 cachorros). Mas sabemos que com todos os recursos que ele tem, ele pode fazer muito mais! Obrigada, espero que nos próximos dias ele volte e salve mais do que 3 animais.”

Leia também

Temporal no RS

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde segunda-feira (29), já afetaram quase 1,5 milhão de pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 107 mortos, 136 desaparecidos e mais de 160 mil desalojados.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.

Confira os itens mais necessários no momento:

  • água potável (item mais necessário no momento)
  • cobertores
  • colchões
  • roupa de cama
  • toalhas de banho
  • kits de higiene pessoal
  • kits de limpeza
  • kits de alimentos
  • ração animal
  • fralda infantil e geriátrica

O órgão pontua a importância que os kits já venham organizados e prontos, para a distribuição acontecer de maneira mais ágil.


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.