Ouvindo...

Pedro Scooby e surfistas detalham segundo dia de resgates no RS: ‘ginásio e escola’

Em uma das casas, Scooby conta ter resgatado um bebê recém-nascido; surfistas realizam nova operação na quarta (8)

Crianças, adultos e animais foram resgatados por surfistas

No segundo dia de resgates no Rio Grande do Sul (RS), Pedro Scooby relatou que conseguiu salvar cerca de 50 pessoas que estavam em uma escola, além de 20 cachorros que eles acharam em um ginásio. As buscas estão sendo feitas em Eldorado do Sul (RS), por meio de jet-skis, mas nada impede que a rota mude na quarta-feira (8).

Juntamente com outros surfistas de ondas gigantes e autoridades do estado, eles seguiram em meio a ruas inundadas da cidade gaúcha para salvar pessoas e animais. “Hoje foi um dia especial”, iniciou Scooby, que chegou a sobrevoar a área de helicóptero.

Conforme Scooby, eles passaram o dia todo resgatando pessoas e que por falta de internet não conseguiu responder todas as mensagens que recebeu. “A galera falou da Escola Getúlio Vargas, conseguimos localizá-la, tinha gente pra caramba, resgatamos todo mundo”, disse.

Chumbo, que dirigia o carro, destacou que eram cerca de 50 pessoas. "Óbvio, um trabalho de equipe gigante, muita gente maneira. Quero agradecer a todo mundo. A Polícia Civil, Polícia Federal, Bombeiros, todo mundo lá", continuou Scooby. Veja imagens aqui.

Leia também

“No finalzinho conseguimos ainda achar um ginásio com mais de 20 de cachorros. Cara, conseguimos levar todos”, comentou.

Além de Scooby, Ian Cosenza também falou sobre o segundo dia de resgates no RS. “A gente veio para o colégio para pegar essas pecinhas lindas e maravilhosas que estavam lá. Cara, uma situação meio tensa, mas no final deu tudo certo, conseguimos controlar a situação”, destacou.

Enquanto transportava duas crianças, ele se deparou com um cachorro e avisou: “vamos pegar ele”. Em seguida, o animal foi colocado no jet ski. “Finalizando mais um dia no meio do caos. Hoje foi diferente, a gente teve que fazer operação dentro de escolas, onde estavam vários tipos de pessoas. Tudo deu certo”, encerrou.

Dificuldades

Pedro Scooby relata ainda que muitas pessoas não querem deixar o lar. “Muita gente não quer sair das casas, fica no segundo andar”, comenta.

Em um dos resgates, ele conta que descobriu que um dos moradores, que não queria deixar sua casa, estava com a mulher grávida, mas que após conversa ele compreendeu que precisa ir para uma área segura.

“Teve também uma mãe que tinha acabado de fazer uma cesárea. O bebê tinha uma semana, duas semanas [...] Dentro de todo o terror e de toda a tragédia.... um alívio, carinho no coração”, celebrou Scooby.

Conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (7), subiu para 90 o número de mortos em razão dos temporais que atingiram 80% do estado. No entanto, segundo o órgão, outros óbitos estão em investigação. Além disso, o levantamento aponta que 132 pessoas estão desaparecidas e 361 feridas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.