Ouvindo...

Miss Universo com 60 anos? Veja as regras e qual o limite de idade para concorrer

Brasileiras já foram desclassificadas por omitir o estado civil; regras para 2024 é vista como grande passo

Advogada, jornalista e modelo Alejandra Rodríguez tem 60 anos e vai disputar o Miss Argentina.

A modelo argentina Alejandra Rodríguez, de 60 anos, venceu o Miss Universo da província de Buenos Aires e se colocou como candidata a representar o país na edição internacional do Miss Universo.

O assunto viralizou e foi parar nas redes sociais, já que com toda beleza e simpatia, Alejandra atingiu uma importante marca, já que após o Miss Universo dar um passo importante em suas competições, a organização anunciou o fim da restrição de idade do concurso e Alejandra é a primeira Miss com 60 anos.

Até então, era necessário ter entre 18 e 28 anos para concorrer ao título. Todas as disputas associadas à franquia válidas para 2024 deverão se alinhar à mudança histórica em mais de 70 anos do evento, criada em 1952. Ou seja, todas as mulheres que tenham mais de 30, 40, 50 anos ou mais, também podem se candidatar em suas seletivas nacionais e chegar ao palco mundial.

Agora, após a vitória na etapa regional, Alejandra se classificou para o Miss Argentina, que vai acontecer dia 25 de maio, em Buenos Aires. Caso vença as demais 27 finalistas da etapa nacional, a modelo vai para o Miss Universo.

“A partir de então, todas as mulheres adultas do mundo serão elegíveis para concorrer ao Miss Universo”, diz a nota da organização publicada nas redes sociais.

Alejandra Rodríguez tem 60 anos e vai disputar o Miss Argentina.

A nova regra é mais uma importante decisão do Miss Universo, que busca incluir diversidade aos concursos. O principal motivador dessa nova regra, foi a compra do concurso, há cerca de um ano, pela empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, que é uma mulher transgênero.

Outro grande fator nessa receita, é outra mudança de regra do concurso, que desde 2023 passou a aceitar a entrada de mulheres casadas, divorciadas e mães.

Anuncio sobre as novas regras do Miss Universo

Com a novidade, o anúncio foi feita pela Miss Universo, a americana R’Bonney Gabriel em 2022, durante a Semana da Moda de Nova York. Ela, que aos 29 anos é a Miss Universo mais velha da história, relembrou em entrevista à publicação que levantou a questão em sua pergunta final no palco, pouco antes de ser coroada.

Na ocasião, quando questionada sobre qual mudança faria nas regras da competição se pudesse, R’Bonney foi firme ao dizer que aumentaria o limite de idade.

“A capacidade de uma mulher competir no Miss Universo, ou qualquer coisa na vida, não deveria ser definida pela sua idade. A idade deveria ser apenas um número”.

Ainda segundo a miss, o Miss Universo está sempre em busca de maneiras de ser mais inclusivo e deixar a plataforma do concurso melhor.

“Há um grupo ousado de mulheres no comando aqui, e você sabe, muitas pessoas tendem a seguir o que fazemos”.

Casos brasileiros de Miss Universo desclassificadas por serem casadas

Com regras restritas nos anos anteriores, em 2002, a ex-BBB Joseane Oliveira perdeu o título de Miss Brasil por esconder que era casada. Na época, Joseane foi obrigada a entregar a coroa de Miss Brasil por ter omitido o estado civil.

Em um depoimento naquele ano, Joseane disse que “essa regra do concurso está ultrapassada e deveria ser revista”.

“Acho isso tudo muito ultrapassado. É a mesma coisa que dizer que uma mulher não pode ter um filho e ser bonita. Se ela ganhou e preenche todos os quesitos de beleza, por que não dar o título a ela? Os tempos são outros. Quer dizer que mulher bonita não pode mais casar? Tem que ser solteira? Não concordo com isso”, opina.

Em 2002, a ex-BBB Joseane Oliveira perdeu o título de Miss Brasil por esconder que era casada.

Outro caso brasileiro, foi o da candidata de Sergipe, Ana Luísa Castro, que participava do Miss Mundo Brasil, que também foi desclassificada por ser casada. Diferente de Ana Luísa, que ficou com a coroa por pouco mais de 24 horas, Joseane quase completou o período de um ano de reinado. A notícia de que ela seria casada veio à tona somente durante sua participação no “BBB 3”. Na ocasião, ela chegou a se desculpar pelo erro.

Outro caso brasileiro, foi o da candidata de Sergipe, Ana Luísa Castro, que participava do Miss Mundo Brasil, que também foi desclassificada por ser casada.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.