A atriz Taís Araújo, de 45 anos, precisou ser internada na última segunda-feira (8), por conta de uma hérnia de disco. Assim como ela, este é um problema que afetou 2,5 milhões de brasileiros em 2023 que precisaram serem afastados do trabalho, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social. Entenda o que é e como prevenir!
Conforme a assessoria de imprensa da artista informou em nota ao portal F5, ela precisou ir ao hospital por estar sentindo fortes dores nas costas e passou por um procedimento não detalhado. Taís Araújo recebeu alta nessa quarta-feira (10). Por este motivo ela estará fora dos primeiros três episódios do programa “Tha Masked Singer Brasil 4", da TV Globo.
O que é hérnia de disco?
De acordo com o médico neurocirurgião membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e especialista em procedimentos minimamente invasivos da coluna, Felipe Mendes, “a coluna vertebral é formada pelas vértebras, separadas entre si por uma estrutura chamada disco intervertebral. Essa estrutura, por sua vez, possui dois componentes. Um mais central e gelatinoso chamado núcleo pulposo cercado por uma estrutura que forma uma barreira de contenção chamada de ânulo fibroso. Dessa forma, quando parte dessa estrutura mais central do núcleo pulposo se projeta para fora, através de fissuras ou rupturas dessa barreira de proteção, ocorre a formação da hérnia de disco”.
“Isso pode gerar muita dor ou, até mesmo, dificuldade de movimentação e perda de sensibilidade porque esse fragmento de disco acaba, muitas vezes, encostando nas raízes nervosas ou na medula”, explica ele à Itatiaia.
O especialista detalha que este "é o principal fator de incapacidade em todo o mundo”. Como detalhado pelo Ministério da Previdência Social, 2,5 milhões de pessoas foram afastadas do trabalho em 2023. "É uma das doenças mais frequentes e uma das principais causas dessas dores é a hérnia de disco. Existem inúmeros motivos que tornam essa doença tão comum, como a falta de atividade física, falta de um preparo muscular adequado, ganho de peso, sobrepeso e/ou obesidade e alguns tipos de trabalho que exigem maior esforço físico ou movimentos repetitivos”, afirma.
Como prevenir?
Felipe Mendes conta que as melhores formas de prevenir são:
- Manter um adequado controle do peso;
- Ter consciência postural ao longo do dia, evitando sentar de maneira incorreta ou permanecer longos períodos em uma mesma posição, seja deitado, de pé ou sentado;
- Tomar cuidado ao carregar objetos pesados;
- Fazer algum tipo de atividade física que seja voltada para o fortalecimento dos músculos que envolvem a coluna como a musculação ou Pilates;
- Evitar o tabagismo também ajuda.
Como tratar?
O médico explica que há uma boa notícia a respeito do tratamento da doença. “Grande maioria das pessoas que sofrem de hérnia de disco (cerca de 80 a 90% dos casos) melhoram rapidamente. É uma doença que acaba sendo autolimitada, tendo uma boa resposta apenas com repouso, fisioterapia, medicamentos e exercícios de fortalecimento muscular”, diz.
“Naqueles casos em que a dor é um pouco mais prolongada e sem alívio satisfatório, podem ser utilizadas técnicas como bloqueio e infiltrações. Quando não há uma melhora satisfatória ou quando a dor já é muito forte desde o começo e ainda vem acompanhada de algum sinal de alerta como a perda da força em braços e pernas, alteração da capacidade de andar, alteração da sensibilidade, do controle das funções urinárias, é indicado o tratamento cirúrgico. E, hoje, uma das melhores formas de realizar esse procedimento é através da endoscopia de coluna. Uma técnica minimamente invasiva, segura e que realiza a cirurgia através de um pequeno corte, permitindo uma recuperação muito mais rápida, com a retomada das atividades do dia a dia e das atividades esportivas também muito mais precoce”, reforça.
Dicas
Felipe Mendes ainda deu dicas para as pessoas que já sofrem com a hérnia de disco. “Procurar a ajuda de um especialista desde o começo, pois ele é o profissional mais capacitado para indicar a melhor forma de tratamento, corrigindo alguns vícios, quebrando mitos e, dessa forma, atingindo os melhores resultados”, aponta.
“Além disso, é importante lembrar que a hérnia de disco é uma doença que costuma melhorar de forma espontânea, porem é importante, mesmo após a resolução do quadro de dor aguda, rever alguns hábitos de vida, começar a focar no emagrecimento e no controle de peso, exercícios de fortalecimento muscular para evitar que, no futuro, esse quadro se desenvolva novamente”, conclui.