O humorista Whindersson Nunes lamentou, neste sábado (23), a morte de Jéssica Vitória Canedo. A mineira de 22 anos tirou a própria vida depois de ser apontada como suposto affair de Whindersson. A informação, no entanto, era falsa.
Veja a nota enviada pela assessoria de Nunes ao portal g1:
“A Nonstop Produções S.A., escritório responsável pelo gerenciamento de Whindersson Nunes, vem a público manifestar o posicionamento do artista sobre a dimensão catastrófica de uma história inventada a partir de uma fake news. Nesta sexta-feira (22), Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jessica. Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta: “Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”. A Nonstop Produções S.A. e Whindersson Nunes lamentam profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, bem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais. Se você estiver passando por questões emocionais, busque ajuda. Disque 188 para o CVV - Centro de Valorização da Vida.”
Entenda o caso
No início desta semana, perfis de redes sociais - entre eles o Choquei - publicaram prints de supostas conversas entre Whindersson Nunes e Jéssica Canedo. Nas mensagens, o homem flertava com a mulher e a convidava para um encontro.
Os dois vieram a público desmentir a história. Whindersson alegou que a conversa era falsa e que não conhecia Jéssica. Ele ainda criticou erros no texto: “VIM???? Eu escrevo tudo, eu não sei escrever Réveillon, mas VIR eu sei”, disse ele sobre um trecho da mensagem que diz “Posso pedir pra agilizar tudo pra você vim?”
Jéssica Canedo também se manifestou nas redes sociais. Além de apontar que os comentários direcionados a ela estavam ‘passando dos limites’, ela ainda afirmou: “eu jamais imaginei ter que vir aqui me pronunciar sobre seja lá o que for. Afinal, eu não sou famosa e nem nunca quis ser”.
Saúde mental
Jéssica comentou os ataques que sofreu nas redes sociais “agora, um pedido: por favor, parem de vir até o meu perfil destilar tanto ódio. Vocês estão falando da minha aparência, da minha classe social, xingando minha família, ameaçando, me chamando de interesseira, me comparando com as ex’s dele... gente, para quê isso? Meu único pedido é para que vocês parem e pensem nas consequências do que vocês estão fazendo”, publicou.
A mãe de Jéssica também falou sobre o assunto. Ela usou o perfil da filha e, aos prantos, fez um apelo para que os internautas parassem de comentar a ameaçar a filha: “Estou aqui como uma mãe que está passando por uma situação difícil com sua filha porque publicaram uma mentira. A minha filha sofre de uma depressão muito séria, muito grave. Só hoje já tentou quatro vezes se suicidar. Então eu estou aqui como mãe pedindo pelo amor de Deus que parem de postar essas coisas porque minha filha nem redes sociais ela tem”, suplicou ela.
Morte
Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, morreu nesta sexta-feira (22). Amigos da jovem se manifestaram nas redes sociais, confirmando que ela tirou a própria vida. Ela foi velada em Araguari, no Triângulo Mineiro.
‘Choquei’ se pronuncia
Nas redes sociais, o ‘Choquei’, um dos responsáveis pela divulgação da notícia falsa, se pronunciou. O comunicado, assinado por uma advogada, lamenta a morte. No entanto, afirma que o perfil ‘não cometeu qualquer irregularidade na divulgação de informações’. A nota afirma, ainda, que ‘não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas’, completa.
Por fim, o texto afirma que ‘as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação’. Veja a íntegra da nota:
Comunicado oficial. pic.twitter.com/3dTXX6ETlN
— CHOQUEI (@choquei) December 23, 2023
Nas redes sociais, internautas se manifestaram contra a página, responsabilizando-a pela divulgação da informação falsa e pelo suicídio de Jéssica.