Ouvindo...

Renato Cariani rebate acusações e explica comentários interceptados pela PF; veja

O influenciador é alvo de operação da Polícia Federal contra tráfico de drogas

Renato Cariani compartilha vídeo se explicando sobre acusações

O influenciador Renato Cariani, alvo de operação da Polícia Federal contra tráfico de drogas, compartilhou um vídeo em seu canal do YouTube nesta quinta-feira (14) para rebater as acusações e se explicar sobre o caso. Ele comentou sobre os prints de conversas que teve com uma sócia da empresa Anidrol e justificou as mensagens.

Uma das empresas da qual Cariani é sócio, a Anidrol, foi um dos alvos de madados de busca e apreensão na operação Hinsberg, da PF, nessa terça-feira (12). A ação policial investiga desvios de 12 toneladas de produtos químicos, através de notas fiscais falsas, para produção e refino de cocaína e crack.

Foram divulgados prints de Renato com uma sócia em que ele diz: “Graças a Deus essa semana é curta, poderemos trabalhar no feriado para arrumar de vez a casa e fugir da polícia”. Em outra mensagem ele afirma: “Arrumar tudo para esperar estes vermes”.

Em vídeo, ele explica o contexto da troca de mensagens. “Ali é uma conversa com dois sócios. Quem tem empresa sabe como é ser empresário no Brasil. Ali é um desabafo de dois sócios. Quando você é empresário no Brasil você tem carga tributária, daqui a pouco baixa uma fiscalização na tua empresa, vem uma reclamação de cliente, um atraso de fornecedor. É um estresse na tampa o tempo todo, às vezes você xinga um fiscal, um cliente, um fornecedor. Era só um desabafo porque é algo extremamente estressante”, disse.

“Ninguém aqui está fugindo da polícia. Ninguém trabalha no final de semana para fugir da polícia. O que está sendo claro nesse texto, vou ver e entender isso, porque faz dez anos, é que provavelmente, na semana seguinte nós teríamos uma fiscalização, uma auditoria do meio ambiente, é a divisão de meio ambiente da Polícia Civil”, completou.

Operação Hinsberg

A PF cumpriu 18 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Mais de 70 policiais federais, agentes do Gaeco de São Paulo e da Receita Federal participaram da ação.

Segundo a polícia, empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo emitiam notas fiscais fraudulentas, usando “laranjas” para depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais, vítimas que figuraram como compradoras.

A polícia identificou 60 transações que renderam cerca de 12 toneladas de produtos químicos, como fenacetina, acetona e éter etílico. De acordo com a investigação, a quantidade de produtos corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para o consumo.

Para dissimular a procedência ilícita do dinheiro recebido com o esquema, a quadrilha usava diversas metodologias, como a constituição de “empresas fantasmas”. Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e de lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 35 anos de reclusão.

Quem é Renato Cariani?

De acordo com a PF, o principal alvo da operação é a empresa Anidrol, uma indústria química localizada em Diadema, na Grande São Paulo. Um dos sócios é o influenciador fitness Renato Cariani. A casa dele foi um dos locais de busca e apreensão.

Renato Cariani é considerado um dos maiores influenciadores do segmento fitness nas redes sociais. Somente no Instagram, ele tem 7,3 milhões de seguidores. São 6,3 milhões de inscritos no canal dele no YouTube 1 milhão no TikTok.

Em sua conta no Instagram, ele posta fotos com cantores, apresentadores de TV, modelos e outros influenciadores. Cariani tem um site em que vende cursos e treinamentos que envolvem desde orientação na área de nutrição, até mentoria em investimentos financeiros. Os planos partem de 49,90 por mês.

Nos últimos meses, Renato Cariani atraiu públicos de diversos segmentos na internet, principalmente pela criação de projetos para personalidades da internet e da TV, como Igor Coelho, do Flow Podcast, e Danilo Gentili, do SBT. O ex-lutador do UFC, Anderson Silva, também chegou a treinar no CT de Renato Cariani recentemente.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.