Ouvindo...

Rapper dos EUA toma atitude após usar música de Gilberto Gil sem autorização em campanha

Cantor baiano pediu retirada de campanha do ar até que tudo seja regularizado

Gilberto Gil teve música composta usada em propaganda sem autorização

O rapper norte-americano Tyler, The Creator, que acumula milhões de seguidores nas redes sociais, procurou Gilberto Gil após usar uma música dele sem autorização. O músico, que também é designer de moda e dono da Golf Le Fleur, usou a canção “Duplo Sentido”, do cantor baiano, como trilha sonora de uma campanha publicitária da sua marca no dia 6 deste mês.

Com pouco mais de quatro minutos, a peça “Season 2 by Le Fleur” exibe em detalhes a nova coleção da marca, que inclui roupas e acessórios. Ao ver a campanha, brasileiros rapidamente comentaram sobre a música de Gil, interpretada por Tetê da Bahia, que é citada apenas no Youtube.

Gil diz não ter sido consultado e pede que a obra seja retirada do ar o mais rápido possível - pelo menos, até que tudo seja negociado. Ao ver a repercussão e o erro, o cantor norte-americano ligou para o cantor baiano pedindo desculpas.

Segundo o rapper, que é fã de Gil, ele não sabia que o cantor brasileiro deixou de ser consultado sobre a liberação de “Duplo Sentido”. A intenção é que os dois entrem em acordo. No entanto, se isso não for feito, o cantor baiano deverá procurar a Justiça brasileira e dos EUA pelo uso da canção sem autorização. Até o momento, a campanha não foi retirada do ar.

Nas redes sociais, Gil compartilhou a indignação de Evandro Fioti, irmão de Emicida, que anteriormente denunciou uma campanha publicitária por plagiar “AmarElo.”

“Amo o querido, mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá pra alegar desconhecimento. Custo a acreditar que se fosse o contrário a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se revolva de forma justa e equilibrada, mas que vacilo”, escreveu.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.