O rapper norte-americano Tyler, The Creator, que acumula milhões de seguidores nas redes sociais, procurou Gilberto Gil após usar uma música dele sem autorização. O músico, que também é designer de moda e dono da Golf Le Fleur, usou a canção “Duplo Sentido”, do cantor baiano, como trilha sonora de uma campanha publicitária da sua marca no dia 6 deste mês.
Com pouco mais de quatro minutos, a peça “Season 2 by Le Fleur” exibe em detalhes a nova coleção da marca, que inclui roupas e acessórios. Ao ver a campanha, brasileiros rapidamente comentaram sobre a música de Gil, interpretada por Tetê da Bahia, que é citada apenas no Youtube.
Gil diz não ter sido consultado e pede que a obra seja retirada do ar o mais rápido possível - pelo menos, até que tudo seja negociado. Ao ver a repercussão e o erro, o cantor norte-americano ligou para o cantor baiano pedindo desculpas.
Segundo o rapper, que é fã de Gil, ele não sabia que o cantor brasileiro deixou de ser consultado sobre a liberação de “Duplo Sentido”. A intenção é que os dois entrem em acordo. No entanto, se isso não for feito, o cantor baiano deverá procurar a Justiça brasileira e dos EUA pelo uso da canção sem autorização. Até o momento, a campanha não foi retirada do ar.
Nas redes sociais, Gil compartilhou a indignação de Evandro Fioti, irmão de Emicida, que anteriormente denunciou uma
“Amo o querido, mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá pra alegar desconhecimento. Custo a acreditar que se fosse o contrário a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se revolva de forma justa e equilibrada, mas que vacilo”, escreveu.