A Bauducco cancelou a campanha envolvendo uma parceria com Juliette e Duda Beat após a polêmica envolvendo plágio. A canção “Magia Amarela” foi comparada com a música “AmarElo” sucesso de Emicida que ganhou o Emmy Latino em 2020.
Conforme o compositor e produtor, “Magia Amarela”, lançada pelas cantoras na madrugada desta quarta-feira (18), é um plágio. “Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar!”, escreveu ele nas redes sociais. Ouça as duas canções:
Prontamente as equipes de Juliette e Duda Beat se pronunciaram nas redes sociais e alegaram que a música “faz parte de uma campanha publicitária” e ambas foram contratadas como intérpretes do trabalho audiovisual. Agora, a Bauducco, empresa que promoveu a campanha, respondeu as acusações e afirmou que a música foi criada por uma campanha de mesmo nome da marca e toda identidade visual é uma assinatura que eles carregam há 30 anos.
Apesar disso, decidiram cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artista “pelos quais manifesta total respeito e admiração”.
Logo depois, Juliette também compartilhou nas redes sociais um novo pronunciamento ressaltando que ela e sua equipe “jamais compactuaríamos ou participaríamos cientemente de atitudes de plágio e apropriação criativa”. A ex-BBB apontou que processos de liberações autorais seriam de responsabilidade do contratante.
“Peço desculpas e lamento profundamente as consequências deste ocorrido. Estejam certos de que tomaremos providências e aumentaremos, ainda mais, o nosso cuidado sobre propriedade intelectual e diversidade em futuros trabalhos artísticos e comerciais. Por fim, informo que a campanha foi cancelada e a música será retirada de todas as plataformas digitais”, reforçou a cantora.
Leia a nota da Bauducco:
“A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.”