Em seu aniversário de 319 anos, a cidade de Santa Bárbara, na região Metropolitana de Belo Horizonte, presenteia a população com o Festival “FelizCidade”. A celebração começou neste sábado (9) e vai até o dia 23 de dezembro. São diversas atrações, dentre elas, shows, espetáculos circenses, danças, oficinas criativas e exposições gratuitas. E, tudo isso, de graça.
A expectativa é de que o município, que fica a pouco mais de 50 quilômetros da capital, receba de 8 a 12 mil pessoas, incluindo moradores e visitantes, nos oito dias de programação. Serão 20 apresentações artísticas, entre intervenções de rua, teatro, artes plásticas, dança, oficinas, música, exposição, feiras de comidas típicas e artesanato. As atrações vêm de cidades como Belo Horizonte, Sete Lagoas, Ouro Preto, Catas Altas, Ipatinga, Betim, Mariana, além, é claro, da própria Santa Bárbara.
Dentre as atrações para o público infantil estão a Intervenção Piratas a bordo com o Coletivo Arte Movi, de Catas Altas; o Espetáculo Teatral “O Pequeno Príncipe de Papel” com o Grupo Girino de Belo Horizonte; e a Bonecoteca Nana de Betim.
Para a família, o Festival apresenta Show Musical “Resistir para lutar resistindo” com a banda Gongadar de Sete Lagoas; a Intervenção de Cultura Popular com o Grupo de Congo de Santa Bárbara; ou Espetáculo de Dança Urbana “Equilíbrio e Histórias” com o Grupo Soul Guetto de Belo Horizonte. A
Segunda edição
Esta é a segunda edição do Festival “FelizCidade”, que é realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara (Adesb).
“A ideia é proporcionar momentos de lazer e interação que atendam tanto aos moradores quanto aos visitantes de outras cidades e da região. A programação - abrangente e diversificada – foi escolhida justamente para atrair esse público e oferecer a eles um entretenimento de qualidade”, explica a gestora da Adesb, Neide Silva.
As atrações acontecem em vários locais do município e podem ser ao ar livre ou em locais fechados. “Queremos resgatar a identidade, valores e cultura locais. Nossa cidade sempre foi muito rica culturalmente e é preciso que continue sendo assim. Nossa Mostra vem para solidificar essa característica, mostrar a riqueza cultural e a diversidade que Santa Bárbara sempre teve e continua fomentando”, finaliza.