O guitarrista inglês Denny Laine morreu nesta terça-feira (5), aos 79 anos. O artista foi membro da banda Moody Blues, mas alcançou sucesso mundial ao formar a banda Wings junto com
Denny Laine nascceu em 29 de outubro de 1944. Após passar por várias bandas menores, ele foi convidado a formar o grupo M&B 5, que viria a se chamar Moody Blues. Ele foi o vocalista do grupo e cantor o primeiro sucesso deles, “Go Now”, cujo clipe é citado como referência para a produção de Bohemian Rhapsody, do Queen.
Após sair do Moody Blues e tocar com vários artistas, ele se juntou ao ex-Beatle Paul McCartney e a esposa, Denny Laine, para formar o Wings em 1971. Foram 10 anos na banda, uma turnê mundial, várias premiações e até uma indicação ao Óscar pela canção Live and Let Die, da franquia James Bond. Uma das músicas mais famosas da Inglaterra, “Mull Of Kyntire”, é assinada por Denny e McCartney.
Em 1981, Denny Laine anuncia sua saída do Wings, já que Paul McCartney se relutava em voltar a fazer turnês por conta do trauma em relação a morte do ex-Beatles John Lennon. Denny ainda participaria de dois álbuns de Paul McCartney até romper completamente a parceria. Em 2007, os dois se reencontraram no camarim de um show da banda UB40. Veja a foto abaixo:
Denny Laine não conseguiu alcançar sucesso na carreira solo e, recentemente, sua família organizou uma campanha para arrecadar fundos para o tratamento contra a Doença Pulmonar Intersticial. Laine morreu no dia em que o disco Band On The Run, um de seus melhores trabalhos com o Wings, completou 50 anos.