Ouvindo...

Circuito Gastronômico de Favelas chega à 7ª edição em BH

Evento reúne cozinheiros de diversas comunidades da cidade, com pratos autorais e roda de samba

Pastel ‘Trem de Minas’ do Diones

O Circuito Gastronômico de Favelas chega à sétima edição neste sábado (2) e domingo (3), reunindo cozinheiros de diversas comunidades da cidade. Com menu composto apenas por receitas autorais, o Circuito Gastronômico de Favelas tem o intuito de empoderar cozinheiros periféricos e promover a arte e cultura nas comunidades.

O evento, que começa no Dia Nacional do Samba, vai contar com roda de samba da banda Delegas Samba Clube, comandada por Thiago Delegado e convidados. Ainda no sábado, o filme Marte Um, do mineiro Gabriel Martins, será exibido. No domingo, o samba fica a cargo de Manu Dias e Dé Lucas, morador da comunidade da Serra e pai do ator Cícero Lucas, protagonista de Marte Um.

O evento faz uma homenagem a Rudney Carvalho, cavaquinista que faleceu em outubro de 2023 e que se apresentou em todas as edições do projeto. O Circuito irá ocupar a Rua da Passagem, no Serra, a partir das 12h, com entrada gratuita. Ainda na parte artística, os Djs Zubreu e Joca se revezam na discotecagem nos dois dias de evento.

Cozinheiros de diversas comunidades participam do evento

Desde a primeira edição, realizada em 2017, os cozinheiros do Circuito Gastronômico de Favelas, trocam experiências com chefs renomados sobre formas de apresentação, balanceamento de ingredientes e outros detalhes, respeitando a liberdade criativa e as memórias afetivas que inspiram os pratos de cada um.

Nesta edição, o Circuito conta com a participação de 12 cozinheiros:

  • Feijoada Senzala, de Dirce, do Alto Vera Cruz;

  • Lanceta, de Lora, do Barreiro;

  • Língua Recheada com Arroz do Campo e Banana Chips, de Lia, da Barragem Santa Lúcia;

  • Pastel Trem de Minas, de Diones, do Barreiro;

  • Trio da Lua, de Luana Andrade, da Vila Estrela;

  • Suado Ancestral, de Vanessa, do Beco;

  • Torta de Frango, de Romney Batista, do Morro das Pedras;

  • Frango com pó de quiabo, de Wanusa, do Morro do Papagaio;

  • Peixe frito de Isaías, da Vila Conceição;

  • Paella de Dri, da Vila Conceição;

  • Bombons e tortas diversas, de Alê Lucia, da Vila Aparecida;

  • Embolado Berrante, de Marlene, do Taquaril.

Propósito de valorização

Já na sétima edição, o Circuito Gastronômico de Favelas continua seguindo o propósito de resgatar culturas, valorizar pessoas e promover a cidadania dos moradores das comunidades da Grande BH. A identidade visual do projeto também está de cara nova, propondo mais leveza na comunicação com o público.

“Nos últimos sete anos, o evento contou com a participação de mais de 50 mil pessoas em torno da gastronomia, da música e da alegria, contribuindo para o desenvolvimento humano e social de comunidades. Nosso evento promove uma conexão entre pessoas, o resgate de histórias, de receitas de família e estimula a criatividade”, explicou a idealizadora do Circuito e diretora da Casulo Cultura, Danusa Carvalho.

Circuito Gastronômico de Favelas

Local: Rua da Passagem na Serra

Data: sábado (02) de 12h às 20h; domingo (03), de 12 às 18h

Ingressos: Entrada gratuita

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.