A gaúcha
O missólogo Eliezer Júnior, de 47 anos, que estuda concursos de beleza há três décadas, avalia Maria como uma forte concorrente e destaca qual seu maior trunfo na competição. Segundo ele, que a acompanha desde a etapa estadual, a Miss Brasil tem um enorme “poder de comunicação”.“Ela fala muito bem no inglês e é muito desenvolta”, avalia.
Em El Salvador há uma semana, Maria tem transitado em diversos grupos de misses, conversando em inglês e em espanhol, inclusive dando entrevistas para veículos de imprensa, como a Telemundo - TV americana de língua espanhola -, e conversado com influenciadores e missólogos internacionais.
“Ela não fica só ali, como outras misses Brasil já ficaram, ligadas ao grupo Portugal, Bolívia e Angola. Ela vai para todos os lugares, em todos os grupos de misses e isso fez com que muitos missólogos internacionais, inclusive, notassem a Maria. Eu tô achando a Maria muito confiante e essa confiança dela nos traz muita segurança. Na minha opinião, ela está fazendo um confinamento excelente com muita alegria, muita confiança e muita determinação”, avalia.
Para ele, Maria irá surpreender ainda mais no dia da preliminar - etapa que antecede a final - que acontece na próxima quarta-feira (15), a partir das 18h (horário local). “Além dela estar circulando entre todas as misses muito bem, ela está mostrando que está amando o confinamento”, disse.
Eliezer relembra ainda uma live que fez com Maria, onde ela falou que se classificar é mais do que um objetivo é sua meta pessoal. “Ela está trabalhando, está estudando tudo sobre os concursos passados para ela poder suprir o que ficou faltando. Além disso, ela disse que vai ainda mais longe. ‘Eu não quero só me classificar, minha meta é chegar no top 3’. Então eu estou muito confiante nessa determinação dela”, afirma.
Eliezer elogia ainda a organização do Miss Brasil pela escolha do guarda-roupa de Maria, que é destaque nas páginas internacionais. “Vejo que a Maria, inclusive, levou um guarda-roupa fora do padrão das outras misses Brasil. Ela está mostrando um guarda-roupa que foge do óbvio e isso já chama muita atenção não só de nós brasileiros, como da imprensa internacional que cobre o concurso”, acrescenta.
“Além disso, chama muita atenção, lógico, a determinação e a segurança dela, que vão fazer toda a diferença”, pontua. O missólogo destaca ainda que Maria tem tido aulas com o mesmo preparador de passarela venezuelano de Júlia Gama, brasileira que ficou em segundo lugar no Miss Universo 2020. “Então aguardem, porque eu acho que a Maria vai fazer uma preliminar maravilhosa e isso vai colocá-la em mais evidência ainda”.
Para Eliezer, a organização do Miss Universo tem buscado mais “inclusão”, afinal, neste ano, caiu a regra do limite de idade que antes era até 28 anos e, desde 2022, mulheres casadas e divorciadas podem competir pela coroa - além de plus size. “Acho que eles procuram uma mulher que seja a porta-voz de todas essas mulheres. Uma mulher que lute pelos ideais de todas essas outras mulheres e, além disso, que seja uma grande comunicadora, que possa levar os ideais e os anseios do Miss Universo. Isso sem contar o poder de falar com a pessoa que está do outro lado do mundo, independente se ela é da América ou da Ásia.”
Destaques da competição
Sem ordem definida, Eliezer lista seu TOP 5 com base no que ele teve acesso até o momento - ele esclarece que, apenas após a preliminar, poderá mencionar com clareza os destaques da competição.
Miss Brasil, Maria Brechane. “Nossa Miss Brasil. Novamente vou bater na tecla da segurança, confiança. Ela está curtindo demais o momento, está sorrindo, circulando entre todas as misses, então, além de ter muita beleza, ela se comunica de uma forma maravilhosa. Eu acredito que se ela pegar naquele microfone vai dar trabalho”.
Miss Tailândia, Anntonia Porsild. “A Miss Tailândia já foi vencedora de um concurso internacional, que faz parte do Grand Slam. Antonia Porsild venceu o Miss Supranacional. Ela é a primeira vencedora de um concurso grande que vai ao Miss Universo”.
Miss Colômbia, Camila Avella.“Ela tem um apelo popular gigantesco. E tem
Miss Nicarágua, Sheynnis Palacios. “A Miss Nicarágua tem um corpo maravilhoso, um rosto espetacular e, desde a eleição dela, ela tem se tornado um nome fortíssimo ao redor do mundo. Inclusive, muitos já a colocam como possível Miss Universo. A Nicarágua nunca venceu o Miss Universo e isso pode ser uma surpresa histórica”.
Miss Austrália, Moraya Wilson. “A australiana deste ano tem mostrado muita simpatia, muita inteligência, fala muito bem, um corpo maravilhoso. Tem cabelos loiros ondulados que chamam muita atenção, foge do estilo australiano dos últimos anos e tem uma passarela de milhões.”