Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

José Augusto completa 70 anos como recordista de músicas em novelas

Ele é o autor por trás de “Evidências” e a voz que celebrizou, em todo país, músicas como “Aguenta Coração” e “Sonho por Sonho”

José Augusto compôs, com Paulo Sérgio Valle, o hino “Evidências”, uma das músicas mais populares do Brasil

Ele é o autor por trás de “Evidências” e a voz que celebrizou, em todo o Brasil, músicas do calibre de “Aguenta Coração”, “Sonho por Sonho”, “Chuvas de Verão”, “De Que Vale Ter Tudo na Vida”, e tantas outras canções românticas que acalentaram corações apaixonados ao longo de décadas de atividade.

José Augusto, aos 70 anos, detém um título impressionante, sendo recordista de músicas em trilhas de novelas da Rede Globo. Com mais de 20 milhões de discos vendidos, ele iniciou a carreira há 50 anos, em 1973, ao lançar o seu primeiro álbum.

Intitulado “Eu Quero Apenas Carinho”, o trabalho já demonstrava o pendor para o romantismo, corroborado por canções autorais e pelo canto açucarado de José Augusto, que conquistaria multidões de fãs não só no Brasil, como também na América Latina, onde ele teria uma trajetória considerável, com lançamentos de discos e apresentações constantes.

Em 1976, ele entrou para a trilha da novela “Anjo Mau”, da Rede Globo. Outro momento inesquecível seria a presença na abertura de “Barriga de Aluguel”, protagonizada por Cláudia Abreu, Victor Fasano e Cássia Kiss, com “Aguenta Coração”, um sucesso que bateu recordes de vendagem e permaneceu durante muitas semanas seguidas no topo das paradas.

Os holofotes sobre José Augusto o levaram a realizar duetos com a apresentadora Xuxa, no início da década de 1990, e preparam caminho para o seu maior êxito como compositor. Com Paulo Sérgio Valle, ele compôs o hino da desilusão amorosa, uma música cantada a plenos pulmões em todos os cantos do país. “Evidências” foi lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó e, mais tarde, ganhou um registro do próprio José Augusto, ao lado de Roberta Miranda.

Sucesso de público, José Augusto enfrentou, durante boa parte da carreira, o nariz torcido da crítica, até que ela se rendeu a ele como um fenômeno popular de massa, capaz de entender a linguagem do povo e transformá-la em emoção, na mesma linhagem de Odair José, Wando, Fernando Mendes, Vanusa e outros ases do gênero.

Com uma história ligada aos sentimentos do povo, José Augusto colocou na praça, em 2016, um disco em que realiza duetos com Zezé Di Camargo & Luciano, Luan Santana, o grupo Sorriso Maroto, dentre outros, mostrando que é querido por seus pares, assim como sempre foi amado pelo público que se acostumou a entender e cantar as próprias emoções através das músicas de José Augusto.