Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Dia dos Pais: onde comemorar a data em Belo Horizonte?

O Dia dos Pais é neste domingo (13); confira dicas para celebrar a data na capital e região

Ouro Preto é um ótimo destino para pais que amam histórias

Celebrado no Brasil sempre no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais já é neste fim de semana e, se ainda não sabe onde comemorar a data, está lista é pra você. Em Belo Horizonte ou nas proximidades da cidade, existem várias opções de lazer para curtir a data ao lado do pai ou de quem desempenha o papel em sua vida. Têm passeios para todos os perfis de pais, desde os mais interioranos até os mais radicais. Por isso, separamos algumas alternativas para não deixar a data passar em branco.

Inhotim (Brumadinho)

Localizado em Brumadinho, a cerca de 54 quilômetros da capital, o Instituto Inhotim é um museu de arte contemporânea com um imenso jardim botânico. Hoje, ele é um dos maiores museus a céu aberto do mundo. São cerca de 1.862 obras de mais de 280 artistas de vários lugares do mundo. O espaço possui galerias em meio a um jardim botânico com mais de 4,3 mil espécies raras.

Quem for ao Inhotim neste fim de semana poderá conferir a exposição “Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro”, que se despede do local neste mês.

Local: Rua B, 20, Brumadinho.

Ingressos: R$ 25 a R$ 120

Parque das Mangabeiras, Ecológico da Pampulha ou Municipal (Belo Horizonte)

Outra opção é curtir a data ao ar livre em algum parque de Belo Horizonte. O Dia dos Pais pode ser celebrado, por exemplo, com um piquenique em alguma área verde da cidade. No Parque Ecológico da Pampulha - que tem 30 hectares de área verde - você pode andar de bicicleta, soltar pipa e até praticar slackline - esporte de equilíbrio praticado sob uma fita que liga duas extremidades.

Por outro lado, quem optar pelo Mangabeiras poderá usufruir de quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e recantos naturais. O parque fica ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de BH, e possui 2,4 milhões de m2, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. O espaço foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Por ficar a uma altitude de 1.000 a 1.300 metros, o clima é ameno.

Já o parque Américo Renné Giannetti, mais conhecido como Parque Municipal, leva os visitantes para uma viagem ao passado. Centenário, o espaço foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon no final do século XIX. Por lá, ainda é possível encontrar os tradicionais lambe-lambe e brinquedos de diversão que já fizeram a alegria de muitas gerações. O espaço possui 182 mil metros quadrados, é o patrimônio ambiental mais antigo da cidade, tem flora diversificada, com árvores e plantas ornamentais. Inclusive, as ruas do parque são chamadas de Alamedas por possuírem árvores de ambos os lados.

Local: Av. Otacílio Negrão de Lima, Portaria I, nº 6061 (Ecológico da Pampulha)

Av. José do Patrocínio Pontes, 580 (Mangabeiras)

Av. Afonso Pena, 1377 - Centro (Parque Municipal)

Ingressos: entrada gratuita

Orla da Lagoa da Pampulha (Belo Horizonte)

A orla da Lagoa da Pampulha é recheada de atrações para você curtir a data ao lado do seu pai. Você pode fazer um piquenique, um passeio de bicicleta, além de almoçar ou fazer um lanche especial em algum restaurante ou bar da região.

O local, que é um dos principais cartões-postais da capital, tem extensão de cerca de 18 quilômetros quadrados. O espaço foi construído em 1940 e faz parte do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer.

Macacos (Nova Lima)

O vilarejo, distrito de São Sebastião das Águas Claras, que fica há 30 quilômetros da capital, é uma ótima opção para pais radicais, que gostam de passeios ao ar livre ou de locais com clima interiorano. Por lá, é possível praticar trilhas, esportes de aventura e ecoturismo. Dentre eles, trekking, passeios de quadriciclo, mountain bike e motociclismo.

Quem passar por Macacos pode colocar no roteiro a visita à Capela de São Sebastião, ida à Feira Livre e, claro, um bom banho de cachoeira. A Cachoeira dos Macacos e a Cachoeira da Ponte são algumas das opções.

Local: quem sair de BH pode pegar a 356 e, após o BH Shopping, a BR-040. Depois, só pegar a BR-539 e seguir para São Sebastião das Águas Claras, onde fica o Vilarejo de Macacos.

Show com Padre Fábio de Melo (Lagoa Santa)

A Festa de Agosto de Lagoa Santa, que iniciou na sexta (11), segue até domingo (13). No Dia dos Pais, dois shows estão marcados na cidade. São eles: Clayton Homem (19h30) e Padre Fábio de Melo (22h). Confira mais sobre a programação aqui.

Local: Praça Felipe Rodrigues

Ingressos: entrada gratuita

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.