William Friedkin, diretor do clássico de terror “O Exorcista” morreu nesta segunda-feira (7), aos 87 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela esposa do cineasta, Sherry Lansing, ao The Hollywood Reporter. A causa da morte não foi revelada.
O norte-americano recebeu, em 1971, o Oscar de Melhor Diretor pelo longa “Operação França”. A indicação para o prêmio veio novamente em 1974, pela direção de “O Exorcista” que recebeu dez indicações à premiação - incluindo Melhor Diretor - e levou dois prêmios. O filme de Friedkin foi o primeiro e, até hoje, único filme de terror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.
Quem foi William Friedkin?
Nascido em 29 de agosto de 1935, em Chicago, Illinois, William Friedkin foi um dos diretores mais influentes da década de 1970. O cineasta iniciou a carreira em 1967, quando dirigiu a comédia Tempos Felizes, estrelada por Sonny Bono e Cher.
O último trabalho de Friedkin foi o documentário “O Diabo e o Padre Amorth”, de 2017. Acompanhando o padre Gabriele Amorth, de 91 anos, o longa tem foco na realização de um exorcismo em uma moradora de uma pequena cidade da Itália.