Ouvindo...

Igreja secular tem astronauta esculpido em época que não se viajava para o espaço

Escultura levanta especulações nas redes sociais

Astronauta esculpido em igreja chama atenção de visitantes

Imagens de um astronauta esculpido em uma igreja do século XVI na Espanha tem despertado curiosidade em turistas, que apresentaram várias teorias nas redes sociais. Afinal, naquela época ainda não existiam meios do homem viajar para o espaço. Os principais meios de locomoção eram tração animal e caravelas.

O astronauta foi esculpido na Catedral de Salamanca, onde possui duas igrejas e uma série de esculturas ornamentadas dos séculos XII e XIII. Porém, a parte mais nova foi construída no século XVI. Nas redes sociais, muitas teorias foram levantadas. Dentre elas, viagem no tempo e premonição.

O local é um dos mais populares da cidade de Salamanca, não só pela história e arquitetura deslumbrante, mas também pela escultura que não tem nenhuma relação com a época.

Com traje espacial, que inclui capacete, macacão e botas, o astronauta aparece esculpido em meio a folhas. “Astronauta na Catedral de Salamanca: esta estátua é afirmada como prova absoluta de viagem no tempo”, disse uma pessoa no Twitter.

No entanto, existe uma explicação para tal escultura. Em 1992, a igreja passou por obras de restauração, onde o artista Jerônimo Garcia decidiu dar uma modernizada na estrutura. Além do astronauta, ele colocou um dragão comendo um sorvete, um lince, um touro, uma cegonha, um coelho e um lagostim.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.