O ator Jefferson Machado Costa, de 44 anos, foi
Jeff Machado era natural de Araranguá, em Santa Catarina. Jornalista e cineasta por formação, ele se definia através das redes sociais como um homem gay, ator, modelo, produtor e assessor de imprensa. Ele trabalhou como colunista social e, em 1997, deixou o estado natal para estudar e viveu no eixo Rio-São Paulo.
O artista retornou para o Sul do país em 2008, quando se mudou para Florianópolis. Ele trabalhou como assessor de imprensa, diretor de arte, cenógrafo, produtor, vitrinista e stylist, atuando em campanhas, desfiles, eventos, videoclipes e programas de televisão. Ele também exerceu trabalhos voluntários como assessor e produtor de eventos beneficentes.
O catarinense voltou a morar no Rio de Janeiro, cidade na qual desapareceu e foi encontrado morto, em 2014. Na capital carioca, ele conseguiu o papel de um soldado filisteu na novela “Reis”, que estreou em março de 2022 na Record TV.
Jeff se definia como “um artista desde pequeno” e confessou nunca ter se interessado por caçada, hábito do pai, ou esportes. “Tive uma mãe abençoada que me colocou para ser coroinha na igreja, trabalhar como modelo, fazer teatro amador na escola, participar de gincanas e me deu uma prancha de surfe para curtir o mar”, escreveu nas redes sociais.
O ator também era conhecido pelo amor por animais. Ele era tutor de oito cães, a maioria da raça setter, que apareciam em uma página no Instagram criada e atualizada por Jeff. O desaparecimento só se tornou de conhecimento da família quando os
Desaparecimento e morte macabra
Jefferson Machado estava desaparecido desde janeiro deste ano. A mãe do ator desconfiava que uma pessoa estaria se passando pelo filho, que já não se comunicava mais por chamadas de vídeo, e escrevia de forma diferente. O desaparecimento foi oficializado após uma ONG encontrar os animais de Jeff.
Os restos mortais do ator foram encontrados pela Polícia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) em um baú que pertencia a Jeff, enterrado e concretado em um terreno em Campo Grande, no Rio de Janeiro.
Segundo informações do g1, fornecidas pelo advogado da família de Jeff Machado, o corpo foi encontrado com as mãos amarradas e um fio de metal ao redor do pescoço. A causa da morte não pôde ser determinada devido ao avançado estágio de descomposição do corpo.
A análise do Instituto Médico Legal (IML) foi concluída nesta quinta-feira (25), e o corpo foi liberado para o sepultamento. A despedida dos familiares do ator será realizada em Santa Catarina. O translado acontecerá de carro já que, por questões de segurança, o corpo não pode ser levado em um voo comercial. As informações são do g1.
O caso está sendo investigado.