Ouvindo...

Espetáculos teatrais e poéticos homenageiam obra de José Saramago

Parte do projeto “Teatro em Movimento – EmContos na Praça”, todos os eventos têm entrada gratuita, com retirada de ingressos

Henri Pagnoncelli no espetáculo ‘Caim’, inspirado em obra de José Saramago, no caso, o último livro do escritor

Há uma passagem de “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” (1991) em que José Saramago (1922-2010) se revolta: “Ninguém pecou tanto que mereça morrer duas vezes”.

O comentário ácido sobre a ressurreição de Lázaro surge na boca de Maria Madalena, e dá uma medida do temperamento do autor português, nascido há cem anos.

O documentário “Um Humanista por Acaso Escritor” (2015), dirigido pelo baiano Leandro Lopes, e disponível no canal da plataforma Cardume no YouTube, aborda com precisão essa característica.

O projeto “Teatro em Movimento – EmContos na Praça”, também propõe uma aproximação dos brasileiros com a obra do autor português, com uma série de espetáculos teatrais e poéticos oferecidos gratuitamente para a população belo-horizontina, com retirada de ingressos ou agendamento prévio pelo telefone.

Nesta quinta (18), das 14h às 17h, a oficina criativa “José Saramago: Todas as Palavras”, incentiva os participantes a escreverem diversos gêneros de texto, como miniconto, haicai, poema através de recortes de jornal, e etc. A oficina é conduzida pela professora Claudia Maia, Doutora em Literatura comparada pela UFMG.

Também nesta quinta (18), às 19h30; e no sábado (20), às 16h, a peça “Caim”, com Henri Pagnoncelli, aborda o derradeiro romance de Saramago. Na sexta (19), às 17h, a pedida é o bate-papo “Sobre Saramago – Leitura é Bem-Estar”. inspirado no livro infantil “A Maior Flor do Mundo”, escrito pelo homenageado.

Sábado (20) também será o dia de exibir o varal de textos produzidos na “Oficina de Escrita Criativa José Saramago: Todas as Palavras”, às 14h. No mesmo dia (20), às 15h, acontece os “Sussurros Poéticos - Sussurrando Saramago”, com poesias levadas à baila pelo grupo Patela de Teatro, que se apresenta com o mesmo espetáculo na quinta (18), às 18h.

Ainda no sábado (20), às 17h, Rose Brant, Tatta Spalla e Celso Adolfo promovem o encontro de Guimarães Rosa com Saramago, em um animado sarau musical. Para encerrar, o domingo (21) traz, às 10h, o espetáculo infantil “A Caixinha de Papelão”.

Serviço.

O quê. “Teatro em Movimento – EmContos na Praça”

Quando. 17 a 21 de maio, de quarta a domingo; horários vide a programação disponibilizada no texto

Onde. Memorial Vale (Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi)

Quanto. Gratuito, com prévia retirada de ingressos ou agendamento pelo telefone (31) 3343-7317