Ouvindo...

Quais filmes brasileiros estão no festival de Cannes deste ano?

Conheça as quatro coproduções nacionais que integram o festival francês

O brasileiro Karim Aïnouz dirige o filme inglês Firebrand

O Brasil marca presença no 76º Festival de Cinema de Cannes com quatro produções. O festival francês, um dos mais importantes do mundo, tem início na terça-feira (16).

O país será representado na disputa pela Palma de Ouro com o novo filme do diretor Karim Aïnouz (de “A Vida Invisível”), que apresentará “Firebrand”, uma coprodução ambientada na Inglaterra do rei Henrique VIII. Em cena, Alicia Vikander e Jude Law.

Além da disputa principal, outros três filmes nacionais estarão em mostras paralelas. Confira:

Mostra oficial

Na disputa pela Palma de Ouro:

- “Firebrand” é uma produção britânica dirigida pelo brasileiro Karim Ainouz. O cineasta, que venceu a mostra ‘Um Certo Olhar’ com “A Vida Invisível”, em 2019, disputa o prêmio máximo do evento pela primeira vez com um filme sobre o casamento do rei Henrique VIII, conflitos da fé protestante e intrigas políticas. Com Alicia Vikander (Catherine Parr), Eddie Marsan (Edward Seymour) e Jude Law (Henrique VIII).

Um Certo Olhar:

- “A Flor do Buriti”, do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora, que retrata a vida da tribo krahô e sua luta pela sobrevivência na aldeia Pedra Branca, Tocantins.

Sessões especiais:

- “Retratos fantasmas”, de Kleber Medonça Filho, cineasta de presença frequente em Cannes. Depois de “Bacurau” (Prêmio do Júri em 2018), ele apresenta um documentário sobre sua cidade natal, Recife, através dos cinemas do passado.

Semana da Crítica

- “Levante”, da diretora Lillah Halla, narra o dilema de Sofia, uma jovem jogadora de vôlei que descobre que está grávida, em um país onde o aborto é ilegal.

* com informações de AFP

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo