Dois ícones da música brasileira, Elis Regina e Rita Lee, que morreu nessa segunda-feira (8) aos 75 anos, tiveram uma forte amizade que começou de uma forma inusitada. Partes de grupos artísticos que não se davam bem, as cantoras só se aproximaram depois de Elis conseguir liberar Rita da prisão.
O relato foi feito pela Rainha do Rock em sua biografia. Em setembro de 1976, durante a ditadura militar, Rita foi detida injustamente por uso e porte de drogas. A artista estava grávida de seu primeiro filho, Beto Lee, e ficou no xadrez por algumas semanas, até ser resgatada por Elis.
Na época, as duas estavam longe de serem consideradas amigas próximas. Ícone da MPB, Elis não era fã dos roqueiros - o que acabava incluindo Rita. “Na época dos festivais da Record, Mutantes, do Tropicalismo, a Elis passava pela gente virando a cara. Ela foi parte daquela passeata contra o uso da guitarra elétrica na música brasileira”, contou em entrevista a Ronnie Von, em 2020.
“A última pessoa que eu esperava que fosse me visitar na cadeia era a Elis”, confessou a ex-Mutante. Na biografia, Rita conta que, no dia da visita, temia sofrer um aborto espontâneo, já tinha um sangramento e sentia cólicas insuportáveis. “Só pode ter sido manobra do meu Anjo da Guarda”, escreveu a artista.
Chega uma carcereira dizendo: ‘Rita Lee, chegou uma artista famosa aqui na portaria e tá junto com o filhinho, rodando a baiana, querendo te levar de qualquer jeito’. Céus, quem seria essa santa porreta que me aparece exatamente na hora que eu mais preciso, Nossa Senhora das Roqueiras? Chego corcunda de dor na sala do delegado e quem vem me dar um abraço dos mais fofos que já recebi na vida? Elis, aquela que fazia cara feia para os roqueiros! Elis, a musa mor da MPB!
Durante a entrevista à Ronnie Von, a roqueira relembrou que Elis decidiu ir à delegacia ao descobrir que Rita estava grávida e muito magra. “Ela berrou e aprontou lá dentro. Ninguém mexia com Elis. Ela era o Olimpo. Mãezona. Mandou comprarem comida para mim, deu dinheiro e ainda pediu o troco. Me ajudou como se fosse minha amiga de infância”, contou.
Rita e Elis se tornaram grandes amigas depois do episódio. O nome de Maria Rita, filha da cantora de MPB com César Camargo Mariano, é uma homenagem à cantora. A reverência foi devolvida pela roqueira em forma de música: “Doce de Pimenta”, uma referência ao apelido de Pimentinha, recebido por Elis de Vinícius de Moraes.
Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha